Veículos de Comunicação

Oportunidade

Chuva volta a provocar caos na maior cidade do país

Previsão é de mais temporais hoje e nos próximos dias em todo o Estado de SP

A chuva que começou no final da noite de ontem se estendeu pela madrugada e voltou a fazer vítimas e provocar caos na cidade de São Paulo. Na zona oeste, um aposentado de 75 anos morreu soterrado após um deslizamento atingir a casa em que morava. Na Rua Rio Icatu, na zona sul, outro desabamento atingiu uma casa com sete pessoas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma criança foi retirada com vida mas não resistiu e morreu no hospital, um casal permanece desaparecido e os outros foram resgatados com vida. Na região de Perdizes, um homem que dormia em um trailer conseguiu escapar apenas com escoriações após o desabamento de barrando atingir o trailer.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura, a Marginal Tietê e a região do Ipiranga permanecem em estado de alerta e as zonas leste e sudeste, além da Marginal Pinheiros, ainda estão em estado de atenção. Os índices pluviométricos foram elevados em toda a cidade, mas os números ainda não foram fechados. Na Consolação, por exemplo, foram acumulados mais de 100mm apenas na madrugada. A Rede Telemétrica já registrou 84,2mm no Ribeirão dos Couros e 82,8mm no Córrego Ipiranga.

Quem saiu cedo de casa encontrou o trânsito parado, com diversas ruas alagadas. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), 42 pontos de alagamentos permanecem ativos, sendo 16 deles intransitáveis. A água também invadiu os trilhos e prejudicou a circulação de algumas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Motoristas que tentam chegar à Capital paulista também enfrentam problemas nas estradas, algumas estão interditadas e outras paradas.

Segundo os meteorologistas da Somar, a previsão para esta manhã é de chuvas fracas alternadas com períodos de melhoria, mas como o solo já está bastante encharcado o risco de deslizamentos é grande. A partir da tarde e durante a noite, volta a chover forte em todo o estado de São Paulo. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, a chuva de amanhã poderá ser pior que a de hoje, já que a frente fria chega efetivamente à Grande São Paulo causando convergência da umidade. "As chuvas fortes começam na tarde da sexta-feira e prosseguem até a manhã do sábado, diferente do que temos registrado; apenar de forte, as chuvas tem sido de curta duração", alerta o meteorologista.