O Coema (Conselho Temático Permanente de Meio Ambiente) da Fiems realiza, às 8 horas desta terça-feira (06/07), no 5º andar do Edifício Casa da indústria, em Campo Grande, reunião para discutir pauta com assuntos voltados para a gestão ambiental e à sustentabilidade. O presidente do Conselho, Isaías Bernardini, ressalta a importância da participação dos conselheiros. “A pauta concentra assuntos pertinentes ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável que estão diretamente relacionados às nossas atividades industriais”, destacou.
Logo no início do encontro os conselheiros devem fazer a análise final da 2ª Conferência da Indústria Brasileira para o Meio Ambiente, realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), no último mês de maio em Salvador (BA). Ele explicou que a Cibma reuniu empresários, representantes de federações, sindicatos patronais e associações setoriais, que debateram gestão ambiental e construção de políticas públicas ambientais favoráveis ao desenvolvimento sustentável. “Todas estas delegações chegaram a deliberações que agora precisam analisadas pelos Estados”, explicou.
Também durante a reunião do Coema os conselheiros devem fazer uma análise criteriosa do resultado da pesquisa sobre percepção ambiental aplicada durante a Expo-MS Industrial, realizada pela Fiems entre os dias 18 e 22 de maio no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco. A pesquisa, composta de quinze questões e já divulgada aqui no site, abordou temas como biodiversidade, efeito estufa, aquecimento global, mudanças climáticas, biocombustíveis, desenvolvimento sustentável entre outros. “Com os resultados vamos discutir ações que possam ser propostas para melhorar o meio ambiente e a percepção das pessoas sobre o tema”, explicou Bernardini.
Ainda no encontro, será analisado o módulo do curso de capacitação Mercado de Crédito de Carbono realizado no último mês de junho. “O curso teve como objetivo preparar as empresas para conciliar a produção de bens e serviços com a preservação ambiental e o bem-estar social, com foco no aumento da competitividade e no desenvolvimento sustentável”, explicou o presidente do Coema acrescentando que durante o encontro também será pré-agendado a data para o segundo módulo do curso.
Isaías Bernardini ainda acrescentou que na terceira reunião do Coema será discutida a parceria com a UFMS para a realização da 3ª Semana de Engenharia Ambiental. Os conselheiros também devem analisar o decreto do Governo do Estado que regulamenta a Compensação Ambiental e entre outros dispositivos discrimina o custeio de atividades de gestão ambiental.