Veículos de Comunicação

Oportunidade

Coletânea de obras resgata história do MS

As obras, de grande valor científico e cultural, são consideradas raras pelo conteúdo apresentado

Caixa, com três livros, contém reedição de originais publicados no início do século passado -
Caixa, com três livros, contém reedição de originais publicados no início do século passado -

A história do Estado está sendo resgatada com a publicação da coleção “Documentos para a história de Mato Grosso do Sul”. A segunda caixa com três livros, contendo reedições de originais publicados pela primeira vez no início do século XX e na década de 50, será lançada hoje (24), na Capital.

As obras, de grande valor científico e cultural, são consideradas raras pelo conteúdo apresentado, pela antiguidade e número de publicações existentes. “Esta coleção está selecionando livros e documentos impressos que são de fundamental importância para a escrita da história de Mato Grosso do Sul sob um olhar sul-mato-grossense”, diz o historiador e professor da Universidade Federal (UFMS), Gilson Rodolfo Martins.

Para o professor, a disponibilidade bibliográfica sobre o Estado foi feita sob o olhar paulista e mato-grossense e a coleção se propõe a mostrar um outro contexto do momento vivido.

A primeira caixa foi lançada no final de maio e também contém três livros: “Anais do Descobrimento, Povoação e Conquista do Rio de La Plata”, do espanhol Ruy Diaz de Guzman; “Oeste – Ensaio sobre a grande propriedade pastoril”, de Nélson Werneck Sodré e “Pantanais Mato-Grossenses”, do cuiabano Virgílio Correa Filho.