Veículos de Comunicação

Oportunidade

Começa transmissão de canais do Poder Executivo na TV aberta digital

Transmissão dos canais do Executivo em TV aberta digital começará pelo Distrito Federal e, em janeiro de 2016, no Rio de Janeiro e em São Paulo

Brasília - Cerimônia na EBC marca início das transmissões dos canais do Poder Executivo na TV aberta digital  - Elza Fiúza/Agência Brasil
Brasília - Cerimônia na EBC marca início das transmissões dos canais do Poder Executivo na TV aberta digital - Elza Fiúza/Agência Brasil

A partir deste mês, a transmissão dos canais do Poder Executivo passa a ser feita na TV aberta digital. Com isso, a NBR – A TV do Governo Federal, a TV Escola e o Canal Saúde serão transmitidos no formato de multiprogramação nos canais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

A transmissão dos canais do Executivo em TV aberta digital começará pelo Distrito Federal e, em janeiro de 2016, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Até o primeiro semestre do próximo ano, o processo deve ser iniciado também em Belo Horizonte e em Porto Alegre.

O acordo de cooperação foi assinado em setembro deste ano e reúne canais já existentes e também aqueles já criados pelo Decreto 5.820/06 e ainda inativos, como o Canal da Cultura. A EBC é responsável pela aquisição de equipamentos, transmissão dos canais e manutenção da infraestrutura.

A iniciativa prevê a implantação dos canais do Poder Executivo em todos os municípios com população acima de 100 mil habitantes até 2019. O cronograma, portanto, estima que o processo ocorra em mais de 380 municípios, com uma cobertura de mais de 120 milhões de pessoas.

Durante a solenidade que marcou o início da transmissão na TV aberta, o diretor-presidente da EBC, Américo Martins, avaliou o momento como um marco para a comunicação pública. “Conseguir integrar vários canais de comunicação pública na TV aberta é um passo gigantesco para se colocar um conteúdo de qualidade e equilibrado, como no caso da TV Brasil, que tem uma missão pública”.

Brasília - O ministro da Secom, Edinho Silva , participa do evento que marca o início das transmissões dos canais do Poder Executivo na TV aberta digital, nos canais da EBC.( Elza Fiúza/Agência Brasil)

Brasília – O ministro da Secom, Edinho Silva , participa do evento que marca o início das transmissões dos canais do Poder Executivo na TV aberta digital – Elza Fiúza/Agência Brasil

Para o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, é importante que a população sem TV paga tenha acesso a um conteúdo de qualidade e informativo. “Isso significa a democratização da informação. Significa oferecermos condições para que a população possa formar sua opinião tendo acesso a um conteúdo que seja crítico e que faça com que ela reflita sobre os problemas do país”.

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, também avaliou o momento como de extrema importância, sobretudo em um país de grande diversidade étnica e cultural e com dimensões continentais. “O ministério não descansará enquanto não vermos a democratização do acesso aos meios de comunicação. E esse é um grande passo para isso”.