Veículos de Comunicação

Resumão

Confira as notícias que você deve ficar sabendo nesta quarta-feira

Um resumão para você ficar bem informado já no início desta quarta, 30

 - Agência Brasil
- Agência Brasil

– A comissão especial da Câmara dos Deputados que discute o impeachment da presidente Dilma Rousseff ouvirá hoje os autores do pedido de afastamento da petista, os juristas Miguel Reale Junior e Janaina Paschoal. De acordo com o calendário atual, a previsão é que o impeachment vá ao plenário em menos de 15 dias.

– O juiz federal Sérgio Moro admitiu ontem ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, que se equivocou ao autorizar a divulgação de escutas telefônicas entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff. Moro também disse que não teve intenção de provocar polêmicas, conflitos ou constrangimentos.

– Embora o PMDB tenha decidido romper com o governo e entregar todos os cargos ocupados pelo partido no governo Dilma Rousseff, metade dos seis ministros do partido ainda não tinha anunciado uma decisão de sair ou permanecer. Nas contas do Jornal Nacional, da TV Globo, três deles permanecerão no governo: Celso Pansera (Ciência e Tecnologia), Marcelo Castro (Saúde) e Kátia Abreu (Agricultura).

– Mesmo depois de o PMDB oficializar o desembarque do governo, o presidente do Senado, Renan Calheiros – que é filiado ao partido e não participou da reunião nacional, ontem de manhã -, afirmou que espera que o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff não chegue ao Senado. Se chegar, segundo ele, vai levar ainda seis meses para ser votado em plenário.

– Juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na 1ª instância, marcou para 13 de abril o interrogatório do pecuarista José Carlos Bumlai e de mais nove pessoas envolvidas na ação penal.

GERAL

– Censo do Ministério da Educação revela que do total de professores ativos nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio da rede pública, quase 40% não têm qualificação ideal.

– Uma criança com aparência de 10 meses de idade foi colocada à venda na internet. O anúncio foi feito supostamente pela mãe do bebê – um menino também aparentemente saudável – em um site de compras e ficou no ar por pelo menos 12 horas. Milhares de pessoas acessaram o perfil. Ontem à tarde, o “anúncio” foi retirado. A Polícia Civil de Contagem (MG), de onde teria sido feita a publicação, vai investigar o caso.

– O sorteio do concurso 1.804 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 13 milhões para quem acertar as seis dezenas, hoje à noite. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília), no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP).

ECONOMIA

– Finalmente o consumidor não terá custo extra com energia. É que a bandeira estipulada para o mês de abril pela Agência Nacional de Energia Elétrica é a verde. De acordo com a Aneel, três fatores contribuíram para essa decisão: o aumento das chuvas nos primeiros meses deste ano garantem o nível dos reservatórios das usinas de energia.

– Depois de duas altas consecutivas, Índice de Confiança do Consumidor recua e fecha março em 67 pontos, em uma escala de 0 a 200. A queda de 1,4 ponto frente a fevereiro, indicada pela Fundação Getúlio Vargas, foi influenciada pela pior marca da série do Índice da Situação Atual, que avalia a percepção dos consumidores em relação ao momento.

– Claro, Neto, Vivo, Embatel, Telefônica e Sky. São as empresas campeãs de reclamações ao Procon de SP. Apenas para as operadoras de telefonia, TV e internet foram mais de 8 mil reclamações contra elas apenas em março.

– Banco Central registra nova alta de juros em cheque especial e cartão de crédito. O aumento é de 1,6% em fevereiro em comparação com janeiro. Significa que os juros do cheque especial chegaram ao patamar recorde registrado desde o início da série histórica, em 1994.

– A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) realizou ontem um protesto em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. Seis mil patos de plástico amarelo – um deles em tamanho gigante – foram colocados no gramado do Congresso Nacional. A campanha é contra a carga tributária nacional, principalmente contra a tentativa do governo Dilma de recriar o imposto do cheque.

– A restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, referente ao exercício de 2016, ano-calendário de 2015, será efetuada em sete lotes, no período de junho a dezembro de 2016. Os contribuintes podem entregar as informações até o dia 29 de abril e a expectativa da Receita é receber 28,5 milhões de declarações, 2,1% a mais do que as 27,9 milhões entregues em 2015.

SAÚDE

– Estados começam a receber vacina contra o Influenza a partir de primeiro de abril. De acordo com o ministério da Saúde, nas primeiras três remessas, que vão ser realizadas até o dia 15, serão enviados 25 milhões e 600 mil doses. O número corresponde a quase metade do total previsto para este ano. São Paulo vai receber cinco milhões e setecentas mil vacinas contra Influenza.

TECNOLOGIA

– O WhatsApp inovou em sua última atualização, tanto para sistema operacional Android quanto para iOS. O aplicativo agora permite o uso de textos em negrito, itálico e riscado, como em editores de texto. O Facebook, dono do WhatsApp vai publicar um tutorial para explicar as mudanças.

VARIEDADES

– A atriz Eva Wilma, de 82 anos, está internada na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde a sexta-feira (25). De acordo com relato da própria atriz, em redes sociais, ela sentiu desconforto na quinta passada e foi ao hospital no dia seguinte. Após passar por exames, recebeu diagnóstico de leve embolia pulmonar e encaminhada para a UTI. Eva vai prosseguir em tratamento por ao menos mais dois dias.

ESPORTES

– O Brasil sofreu em Assunção, mas conseguiu arrancar um empate por 2 a 2 com o Paraguai, pela 6ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2018. Após ver o rival abrir 2 a 0, a Seleção só reagiu nos 10 minutos finais, quando Ricardo Oliveira e Daniel Alves balançaram a rede para evitar mais um vexame da equipe de Dunga.

Com o resultado, as duas seleções chegaram a 9 pontos. o Brasil caiu 3 posições na tabela e gora é o 6º colocado, fora da zona de classificação ao mundial. o Paraguai aparece logo atrás, em 7º lugar.

O Brasil agora só volta a campo pelas Eliminatórias em setembro, contra o Equador, fora de casa. Antes, em junho, a equipe terá pela frente a Copa América Centenário, nos Estados Unidos.

– A Argentina recebeu a Bolívia nesta terça-feira, pelas Eliminatórias da Copa 2018 e não deu chances para o azar. Com grande atuação de Messi, a Albiceleste venceu por 2 a 0 com facilidade.

– Com a derrota mais cedo do Equador para a Colômbia, o Uruguai assumiria a ponta das Eliminatórias para Copa 2018 caso vencesse o Peru, em casa, nesta terça-feira, dentro de casa. E a Celeste conseguiu o objetivo ao vencer por 1 a 0.