
POLÍTICA
– O plenário do Senado elegeu na segunda-feira, os 21 titulares e 21 suplentes da comissão especial que vai examinar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A instalação oficial do colegiado, com a eleição do presidente, do vice e do relator, está prevista para hoje (26), às 10h. O senador Raimundo Lira é o indicado pelo PMDB para presidir a comissão do impeachment no Senado. O relator deve ser o senador Antonio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais.
– A sessão para votação de comissão de impeachment no Senado começou com um pedido para que os processos da presidente Dilma Rousseff e do vice Michel Temer sejam analisados juntos pelo Senado. O pedido foi do senador João Capiberibe (PSB-AP). O pedido de impeachment de Temer ainda corre na Câmara dos Deputados pelos mesmos motivos: crime de responsabilidade e pedaladas fiscais.
– O vice-presidente Michel Temer negou, em entrevista à rede norte-americana de televisão CNN, que tenha “conspirado” pelo impeachment da presidente Dilma. Ele afirmou que a presidente erra ao dizer que há um “golpe” em curso no Brasil. Temer disse aos jornalistas que o processo de impeachment é legal e previsto na Constituição.
– A empreiteira Odebrecht entrou com processo na Justiça da Suíça para impedir que a Operação Lava-jato use extratos bancários em investigações. O objetivo da empreiteira é frear a cooperação entre os ministérios públicos dos dois países. Os agentes investigam se essas contas eram usadas para pagamento de propinas principalmente a políticos.
– Pesquisa divulgada nesta segunda-feira, pelo Ibope, mostra que 62% dos brasileiros defendem novas eleições presidenciais para superar a crise política. A pesquisa foi feita entre os dias 14 e 18 de abril, com 2.200 mil pessoas, em 142 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
– O ministro Teori Zavascki, relator da Lava-jato no STF, autorizou mais dois inquéritos contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, do PMDB do Rio de Janeiro. Os pedidos tramitam em segredo de Justiça e foram encaminhados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Agora, já são cinco investigações autorizadas pelo STF envolvendo o peemedebista.
ECONOMIA
– Clientes de bancos poderão abrir e fechar contas pela internet, segundo decisão do Banco Central. Resolução aprovada pelo Conselho Monetário Nacional altera o modo de abertura de contas, praticado no Brasil desde o início do século passado. Até hoje, para abertura de conta plena era necessário ir pessoalmente a um banco.
– O custo de vida do brasileiro deve fechar este ano quase 7% maior que o de 2015. Foi o que disseram os economistas ouvidos pelo Banco Central na última edição do boletim Focus, que reúne a opinião das principais instituições financeiras do País. O número é menor que o divulgado na semana anterior e representa a sétima queda consecutiva na previsão.
– Vai ficar mais fácil comprar milho de outros países. O governo publicou, no Diário Oficial, a resolução que zera o imposto sobre as importações, que era de 8%. Ela valerá por seis meses e para o limite de um milhão de toneladas. O objetivo é aumentar a oferta no mercado interno e tentar baixar um pouco os preços, cuja alta tira o sono de criadores de frangos e porcos, que usam o milho como ração.
– Um pequeno aumento da oferta, nos últimos dias, não foi suficiente para derrubar o preço do boi gordo. O indicador Esalq/Bovespa aponta que a arroba tem sido negociada acima de R$ 156. O tempo seco, em abril, prejudicou as pastagens em Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo. E até para evitar que o rebanho perca peso, muito criador aumentou o número de animais à venda.
SAÚDE
– Começou a campanha de vacinação contra a gripe em mais quatro estados. Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul passaram a imunizar, a partir desta semana, pessoas que fazem parte do chamado grupo prioritário. Ou seja, idosos, crianças, gestantes e profissionais da área da saúde, além de quem sofre de doenças crônicas, como diabetes.
– O Brasil teve 230 mortes por H1N1 até o dia 16 de abril deste ano, segundo o Ministério da Saúde. Em apenas uma semana, entre 9 e 16 de abril, foram registradas 77 novas mortes. A maioria das mortes – 99 – ocorreram no Estado de São Paulo. Ao todo, o país tem quase 1.400 registros de casos da doença em 2016.
– Relatório da OMS mostra que é possível eliminar a malária até 2030. A ONU divulgou números no Dia Mundial de Luta contra a doença. Segundo a agência, é possível alcançar o objetivo em 35 países, pelo menos. A Europa já reportou estar livre da epidemia. Em 1995, foram registrados no bloco mais de 90 mil casos do vírus. No ano passado não houve nenhum índice.
GERAL
– Quase dois milhões e meio de brasileiros ainda não receberam o abono salarial. Dados do Ministério do Trabalho indicam, ainda, que cerca de dois bilhões de reais estão parados, à espera de que os donos saquem o dinheiro. O que precisa ser feito até o dia 30 de junho, porque, depois disso, o cidadão perde o direito ao benefício.
– Quem usar a internet para informar sobre operações policiais pode ir parar na cadeia. Pelo menos é o que diz um Projeto de Lei enviado pelo Detran do Rio Grande do Sul para a Câmara dos Deputados e que pede uma mudança do Código Brasileiro de Trânsito. A justificativa é que esse tipo de atitude tem ajudado bandidos a cometerem crimes.
– O Brasil teve queda de turistas estrangeiros em 2015, segundo levantamento do Ministério do Turismo em comparação com 2014, quando o país recebeu a Copa do Mundo de Futebol, que ajudou a estabelecer o recorde de visitantes. Dados da Polícia Federal apontam que, só no ano passado, o país atingiu a marca dos 6 milhões de estrangeiros.
– O número de casais estrangeiros que adotaram crianças brasileiras caiu 63,6% nos últimos cinco anos, de 316 em 2010 para 115 no ano passado. Os dados são do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
– Dois bandidos armados roubaram um carro com uma menina de apenas dois anos sentada em sua cadeirinha. O assalto ocorreu na zona leste de São Paulo, na noite de domingo (24). A Polícia Militar foi avisada pelo pai da criança, que não teve tempo de tirar a filha do carro. A menina e o carro foram encontrados algumas horas depois e passa bem. Ninguém foi preso.
– Agentes da Polícia Federal apreendeu, nesta segunda-feira (25), 316,5 quilos de cocaína em Bonito. A droga estava no fundo falso de uma carretas com placas de Maringá (PR) – para onde a cocaína seria levada, segundo o motorista, que foi preso em flagrante e será processado por tráfico internacional de drogas. A pena é de 30 anos de cadeia.
ESPORTES
– A CBF divulgou ontem a primeira parte da tabela do Campeonato Brasileiro da Série A 2016. A competição começa dia 14 de maio, com Palmeiras x Atlético-PR e Flamengo x Sport, às 16h; Atlético-MG e Santos jogam no estádio Independência, às 18h30; Coritiba x Cruzeiro, se enfrentam às 21h, no Couto Pereira; Flamengo x Sport ainda não tem hora e local definidos. O Corinthians, atual campeão, vai estrear em casa num clássico contra o Grêmio, dia 15, às 16h. Botafogo x São Paulo e Santa Cruz x Vitória jogam às 11h.
– Falta só uma semana para o início do revezamento da tocha olímpica. No dia três de maio, próxima terça-feira, o símbolo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 começa o percurso. A tocha olímpica parte de Brasília, onde vai percorrer cinco regiões administrativas e 15 pontos turísticos. O trajeto na capital federal vai totalizar 105 quilômetros.
– O maior torneio de futebol de clubes do mundo entra na reta final e começa a definir, nesta terça (26), os dois classificados para a grande decisão, dia 28 de maio, em Milão, na Itália. Às 15h45, no horário de Brasília, o Manchester City tenta fazer história, no primeiro jogo das semifinais da Liga dos Campeões da Europa, contra o Real Madri. Amanhã, o duelo será entre Atlético de Madri e Bayern de Munique. Os jogos de volta estão marcados para três e quatro de maio.
VARIEDADES
– A banda americana Aerosmith anunciou ontem que vai fazer três shows no Brasil em outubro. As apresentações vão acontecer em Porto Alegre, São Paulo, e Recife.
– Há 23 anos – exatamente em 26 de abril de 1993 – o ator Raul Gazolla prestava depoimento emocionado à Justiça sobre o assassinato da também atriz, Daniella Perez, em dezembro do ano anterior. Daniella foi morta pelo casal Guilherme de Pádua e a mulher dele Paula Thomaz. Os dois foram condenados a 19 anos de cadeia, mas um habeas corpus concedido pela Justiça permitiu que cumpram a pena em liberdade, desde 1999.