– O Ministério Público de São Paulo denunciou o ex-presidente Lula por ocultação de patrimônio. Ele, a mulher Marisa, um filho e mais 13 pessoas foram denunciados no caso do apartamento tríplex do Guarujá. Os advogados do ex-presidente dizem que a denúncia mostra como o tema vem sendo tratado com parcialidade.
– O senador Aécio Neves usou as redes sociais para comentar a notícia de que seu nome teria sido citado na delação premiada do senador Delcídio do Amaral, investigado pela Operação Lava Jato, que apura desvios de dinheiro da Petrobras. Disse que não se sente intimidado e que pode dar os esclarecimentos que possam ser pedidos pelas autoridades.
– O senador Telmário Mota (PDT-RR) apresentou ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar relatório que recomenda a admissão da representação contra Delcídio do Amaral por quebra de decoro. O relator disse que existem indícios suficientes para a cassação do mandato e que a delação premiada do senador foi uma confissão de culpa.
– A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal votou nesta quarta-feira pela exoneração do ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva. Seis integrantes da Corte aceitaram recurso do PPS e entenderam que Silva, por ter cargo vitalício de procurador do Ministério Público da Bahia, não pode ocupar o cargo.
– O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas decidiu manter a cassação do mandato do governador do estado, José Melo (PROS), e do vice-governador José Henrique Oliveira (SD). Ambos são acusados de compra de votos nas eleições de 2014. Eles ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.
– O ministro Herman Benjamin, relator da Operação Acrônimo no Superior Tribunal de Justiça, autorizou que a Polícia Federal indicie o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), suspeito por corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
– O ex-deputado distrital Carlos Xavier teve a prisão decretada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Condenado a 15 anos de cadeia em 2014, ele recorria em liberdade, mas será detido por conta do novo entendimento do Supremo Tribunal Federal. Xavier é acusado de mandar matar um rapaz de 16 anos, em 2004. O adolescente seria amante da mulher do deputado.
– Uma equipe da TV Tarobá, afiliada à rede Band em Cascavel, foi mantida refém por integrantes do MST, que nesta manhã ocuparam uma propriedade rural em quedas do Iguaçu, no Paraná. Os jornalistas faziam uma reportagem sobre a invasão de uma fazenda. Uma jornalista e um cinegrafista ficaram rendidos no acampamento do MST por quase meia hora, sob ameaças.
– O governo federal lançou nova etapa do Pronatec com dois milhões de vagas. Segundo o MEC, os estudantes poderão optar pelo e-Pronatec, que permite estudar online onde e quando quiser.
– Vendas de computadores caem 36% no Brasil. Levantamento da consultoria IDC, que comparou as transações ocorridas em 2014 e 2015, revelou que as 6 milhões e 600 mil unidades comercializadas representam o pior resultado dos últimos dez anos. Os notebooks representaram mais de 60% da demanda, seguido pelos computadores de mesa.
– Com baixa nos preços de alimentos e bebidas, inflação oficial brasileira, medida pelo IPCA, reduz para 0.9% em fevereiro. Mesmo assim, a variação no acumulado dos últimos 12 meses é de 10.3% – muito distante do teto estipulado pelo governo federal para este ano, que é de 4.5%.
– Começou a valer ontem a lei que aumenta o período de licença-paternidade de cinco para até 20 dias. O programa prevê que o patrão pague o salário do funcionário normalmente, mesmo durante os dias de afastamento. E o dinheiro, depois, será descontado dos impostos pagos pela empresa.
– Um torcedor que perdeu um jogo da Copa do Mundo do Brasil, em 2014, por conta de um problema em um voo, receberá indenização de 20 mil reais. Essa foi a decisão da Justiça em um processo movido pelo executivo Roberto Kalil Issa Filho contra a companhia aérea TAM. O jogo era entre as seleções de Espanha e Holanda, em 13 de junho de 2014. O voo foi cancelado na véspera, Kalil Issa não pode viajar e foi à Justiça. A TAM pode recorrer da sentença.
– As exportações de Mato Grosso do Sul em fevereiro cresceram 68,76% em relação ao mesmo mês do ano passado, de 420 mil toneladas para 708 mil toneladas. Os dados são Federação das Indústrias do Estado. No primeiro bimestre, o aumento foi de 12,47%, com quase 1 bilhão e meio de toneladas exportadas, principalmente de celulose. A receita com as exportações registrou, em fevereiro deste ano, alta de 42%, para US$ 242,7 milhões de dólares.
– O advogado Moisés Jajah, de 86 anos, foi preso suspeito de matar o também advogado Duarte Ferreira Furtado, de 82, em Jataí, região sudoeste de Goiás. Segundo a Polícia Civil, o suspeito disse que era “amigo de infância” da vítima, mas negou que tenha cometido o crime e alegou que ela suicidou-se, versão descartada pela investigação.
DENGUE
– Casos confirmados de microcefalia e alterações neurológicas chegam a 745 no Brasil. O Ministério da Saúde ainda investiga 4.231 casos notificados.
– Experiências feitas por pesquisadores brasileiros apontam para o risco de transmissão do zika vírus por outras espécies de mosquitos. No estudo, cientistas infectaram dois pernilongos comuns e o vírus da zika sobreviveu em ambos. Não se sabe, ainda, se eles podem transmitir a doença, como o Aedes aegypti.
– Grávidas devem evitar viagens a países com surto de zika. A recomendação é da Organização Mundial da Saúde e integra a nova lista de orientações para conter a doença. A orientação anterior da OMS era só que as gestantes conversassem com o médico delas para saber os riscos de viajarem a regiões afetadas.
– A OMS emitiu nova recomendação para que as grávidas com parceiros que tenham viajado para áreas com transmissão local de zika usem preservativo ou evitem relações sexuais durante a gestação.
– Mato Grosso do Sul teve 4.843 novos casos de dengue notificados em uma semana, conforme dados do boletim epidemiológico divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde. Conforme os dados, dos 79 municípios do Estado, 61 apresentam alta incidência da doença. Sete óbitos foram registrados somente este ano.
TECNOLOGIA
– Um aplicativo vai ajudar as vítimas da chamada vingança pornô. O sistema foi criado pelo Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí para orientar pessoas que tiveram imagens íntimas divulgadas na internet. O aplicativo Vazow está disponível para download, mas por enquanto só para Android, com dicas para evitar a vingança pornô e links para exclusão do conteúdo publicado indevidamente, além de orientar como denunciar os crimes às autoridades.
– Novo cabo submarino de 11 mil quilômetros vai ligar Brasil, EUA e Porto Rico. A operadora de telefonia espanhola Telefônica anunciou que a infraestrutura, que atende pelo nome de Brusa, vai permitir transmissão ultrarrápida e melhorar a confiabilidade das comunicações.
– Um chinês de 19 anos foi sentenciado a três anos de prisão após vender a própria filha, de apenas 18 dias, para comprar um iPhone e uma motocicleta. O caso ocorreu no ano passado. Depois de descoberto, o pai foi preso e a bebê foi entregue para os avós maternos, pois a mãe era menor de idade.
ESPORTES
– O Palmeiras voltou a apresentar um futebol irregular e foi derrotado, ontem, pelo Nacional-URU, dentro de casa, por 2 a 1, pela terceira rodada da Copa Libertadores. A derrota custou o emprego do técnico Marcelo Oliveira, demitido após a partida. Cuca é a opção. O Palmeiras segue com 4 pontos os uruguaios lideram o Grupo 2, com 5.
– O Corinthians teve dois jogadores expulsos na etapa final da partida contra o Cerro Porteño e viu o adversário virar o jogo e vencer por 3 a 2. O time paraguaio assumiu a liderança do Grupo 8 da Libertadores com sete pontos, um a mais que o Timão. Com a derrota, o Corinthians perdeu a invencibilidade na Libertadores.
– O São Paulo enfrenta o River Plate, nesta quinta-feira, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, pela segunda rodada da Libertadores. O time de Edgardo Bauza precisa vencer, já que foi derrotado pelo The Strongest, na estreia, por 1 a 0, no Pacaembu.
– Segurança nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio terá 38 mil militares. O orçamento total é de 704 milhões de reais, de acordo com o Ministério da Defesa.
– Relatório da Fifa aponta que clubes chineses gastaram mais de 1 bilhão de reais com contratações em dois meses de 2016.
– Depois de dois anos afastado do futebol, o atacante Adriano “Imperador”, de 34 anos, tentará um novo recomeço, agora nos Estados Unidos. Ele se apresentou ao Miami United, dos Estados Unidos. Adriano ainda não tem data pra estrear.
– A polícia francesa acha provas de depósito do ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter a Michel Platini, ex-mandatário da Uefa. Um pagamento suspeito, de 2 milhões de francos suíços, é objeto do processo contra Blatter.
VARIEDADES
– Arnald Schwarzenegger pode participar de outra franquia de sucesso dos anos 80: O Predador. O assunto ainda está em negociação com produtores do filme, que deve estrear só em 2018.
– Os Caça-Fantasmas estão com tudo. Além de um novo filme, que vai estrear em julho, protagonizado só por mulheres, a franquia deve ser transformada em animação. A Sony já contratou uma equipe de ilustradores e animadores digitais para a produção.
– Separe o lenço para assistir 'Tudo vai ficar bem'. O drama de Wim Wenders conta a história de um escritor que atropela e mata uma criança acidentalmente. Depois disso, se aproxima da mãe da vítima e a trama rola entre o trauma e um romance.