
– O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi levado para depor na sede da PF (Polícia Federal), na manhã desta sexta-feira, 4, por conta da 24ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada nas primeiras horas do dia. Agentes se dirigiram à casa de Lula e de seu filho, Lulinha, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, assim como ao Instituto Lula e à sede da construtora Odebrecht, ambos localizados em São Paulo.
– Senador Delcídio do Amaral assina acordo de delação premiada com a Procuradoria Geral da República, em troca de uma possível redução de pena. Ele foi acusado de tentar bloquear as investigações da Operação Lava Jato. Na delação, Delcídio fez acusações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff, segundo revelou edição da revista IstoÉ.
– Supremo Tribunal Federal decide abrir processo criminal contra o presidente da Câmara. Eduardo Cunha é suspeito de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Agora, é o primeiro parlamentar no exercício do mandato a se tornar réu a partir da Operação Lava Jato.
– O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, decidiu converter a prisão temporária de João Santana e Monica Moura, presos na 23ª fase da Operação Lava Jato, para preventiva. Com isso, os dois permanecem detidos, à disposição da Justiça, por tempo indeterminado.
– Microsoft vai fechar 27 lojas no Brasil, que funcionavam em espaços de venda de produtos da finlandesa Nokia.
– As vendas de veículos voltaram a cair, em fevereiro. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a redução foi de 21%, indicam dados da entidade que reúne os fabricantes. Passou de 185 mil para 146 mil 783 emplacamentos.
– Programa para entregar a declaração do Imposto de Renda falha e Receita pede que a população baixe uma nova versão. Para quem já transmitiu o documento, não é preciso se preocupar, pois a Receita Federal vai considerar as informações e reajustar alguns casos. Aqueles que já preencheram e ainda não transmitiram, precisarão baixar o programa.
– Economia brasileira encolheu 3,8% em 2015, segundo o IBGE. Essa é a maior queda na série histórica do instituto, que começou em 1996. Se considerados dados anteriores, quando o IBGE usava outra metodologia para apurar os dados, é o pior resultado em 25 anos, desde a época em que Fernando Collor de Melo era presidente da República.
DENGUE
– Google e Unicef vão se unir para analisar dados e mapear o vírus da zika. A proposta é antecipar a epidemia da doença.
– A Organização Mundial da Saúde alerta que o aquecimento global vai aumentar as regiões no mundo com a presença do mosquito Aedes aegypti.
FUTEBOL
– Novamente herói em uma vitória do Palmeiras, o goleiro Fernando Prass comemorou com alívio os 2 a 0 sobre o Rosario Central, pela 2ª rodada da Copa Libertadores. O goleiro pegou um pênalti no segundo tempo e admitiu que o resultado tira um peso das costas do time, que sofreu uma grande pressão dos argentinos na etapa final. Com o resultado, o Palmeiras encerrou uma sequência de 4 jogos sem vitória como mandante na temporada e assumiu a liderança do grupo 2 da Libertadores.
– A oitava rodada do Campeonato Paulista, no fim de semana, será de clássico, na Vila Belmiro. Com a cabeça apenas no Estadual e depois de ter tido a semana toda pra descansar, o Santos recebe o Corinthians, domingo, às quatro da tarde. Com a obrigação de vencer para apagar a imagem ruim que ficou da derrota para o Red Bull.
– O Corinthians continua invicto na temporada, chega embalado pela vitória do meio de semana sobre o Santa Fé, mas sofre com o desgaste de disputar duas competições. Por isso, o técnico Tite pode poupar alguns jogadores.
– Também no domingo, às 16h, o pressionado Palmeiras joga em casa, contra o Capivariano, dono da pior campanha do Estadual até agora, com apenas quatro pontos.
– O São Paulo entra em campo no mesmo horário, mas no sábado, pra encarar o São Bernardo, na despedida do Tricolor do estádio do Pacaembu.
– A oitava rodada do Paulistão ainda terá: Botafogo e Mogi Mirim; Oeste e Água Santa; Ponte Preta e XV; Audax e Ituano; Rio Claro e Linense; Red Bull e São Bento; Ferroviária e Novorizontino.
– O técnico Dunga divulgou, ontem, a lista com os 23 jogadores que vão defender o Brasil nas duas próximas rodadas das Eliminatórias. Dia 25, na Arena Pernambuco, a Seleção encara o Uruguai. E quatro dias depois, viaja a Assunção para enfrentar o Paraguai.
A lista completa tem os goleiros: Alisson, Marcelo Grohe e Diego Alves. Zagueiros: David Luiz, Miranda, Marquinhos e Gil. Laterais: Danilo, Daniel Alves, Filipe Luis e Alex Sandro. Meio-campistas: Luiz Gustavo, Fernandinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho, Oscar, Lucas Lima, Willian, Kaká e Douglas Costa. E os atacantes Neymar, Hulk e Ricardo Oliveira.
– Fifa atualiza o ranking de seleções. A Bélgica mantém a liderança e o Brasil continua na sexta colocação. A maior queda entre as principais seleções foi a da Costa do Marfim, que perdeu oito lugares e agora ocupa a posição de número 36.