Veículos de Comunicação

Oportunidade

Conselho Municipal busca fomento à agricultura familiar

O principal assunto foi o pouco interesse dos pequenos agricultores no fornecimento de produtos para a merenda em escolas

Vários membros do Conselho faltaram à reunião -
Vários membros do Conselho faltaram à reunião -

Membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) reuniram-se na manhã desta quarta-feira (22), no prédio do ERPE, para tratar de assuntos relacionados ao fomento da agricultura familiar com os pequenos produtores rurais de Três Lagoas. Participaram da reunião o presidente do CMDR, Renato Carrato, e os representantes das associações rurais do Pontal do Faia, Cinturão Verde, Secretaria de Meio Ambiente, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Banco do Brasil, Iagro e Agraer.

Vários membros do Conselho faltaram à reunião. O principal assunto em pauta foi a pouca procura e interesse dos pequenos agricultores no fornecimento de produtos para a merenda em escolas de Três Lagoas. Conforme Renato, o Conselho vem auxiliando os agricultores interessados em se adequar e vender sua produção. Desde maio, o Departamento de Agronegócios da Secretaria de Meio Ambiente orienta produtores e entidades rurais sobre as exigências quanto ao fornecimento de gêneros alimentícios destinado ao atendimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. A intenção é cumprir com a obrigatoriedade da Lei federal nº 11.947, de 16/07/2009, de que 30% da alimentação escolar seja oriunda da Agricultura Familiar e/ou do Empreendedor Familiar Rural.
O Conselho deverá sistematizar informações junto às entidades rurais sobre o assunto para que um número maior de agricultores se envolva com a produção destinada à merenda escolar. “A gente procura passar o que é e, se o produtor tiver interesse, nós auxiliamos e damos continuidade ao trabalho”, disse Carrato. No município, pelo menos três pequenos produtores já estão atendendo as escolas com produtos para a merenda.
O projeto PAIS também foi mencionado na reunião. Os dez produtores rurais do Cinturão Verde, selecionados pelo SEBRAE para o projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, estão se preparando com visitas técnicas para receber os kits e posteriormente desenvolverem sua horta circular. Segundo Renato Carrato, esses agricultores também poderão vender sua produção para as escolas.
O PAIS é uma realização da Fundação Banco do Brasil (FBB), SEBRAE, Ministério da Integração Nacional, e apoio técnico da Fazenda Vale das Palmeiras. Em Três Lagoas, o convênio do projeto foi assinado em março deste ano entre a Prefeitura, o Banco do Brasil e o SEBRAE.
O projeto PAIS tem como objetivo fornecer a agricultores uma horta circular, onde em seu centro localiza-se um galinheiro. Na horta produz-se alimentos como cereais, hortaliças (acelga, alface, almeirão, rúcula, berinjela, tomate), frutas e outros que sejam de forma orgânica, além de um quintal agroecológico onde cultiva-se mandioca, feijão, e outros.