O processo de reorganização dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável vem alcançando significativos resultados em Mato Grosso do Sul. O último fórum aconteceu em Nova Alvorada do Sul, dia 9, quando agricultores familiares da região aprovaram o regimento do Conselho e tiveram esclarecimentos sobre crédito rural e programas oficiais para compra de alimentos. Após passar por todos os municípios o Conselho Estadual (CEDRS/MS) já retornou em 56 deles e se programa para novas visitas entre os dias 22 e 26 de novembro.
A partir do decreto n.º 12.804, de agosto de 2009, o CEDRS/MS vem caminhando por todos os municípios do Estado onde tem desencadeado um processo de discussão e busca de soluções para as problemáticas locais no âmbito da agricultura familiar. "Havendo essa aproximação acreditamos no fortalecimento e organização dessa base para que eles possam estar preparados para serem atendidos por políticas públicas federais", explica o coordenador do Conselho Estadual, Carlos Gonçalves.
Seguindo como exemplo Nova Alvorada do Sul, com a ativação do Conselho Municipal os agricultores familiares já se preparam para serem atendidos pelo Canal Facilitador de Crédito (CFC), comercializar seus produtos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e também pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Se na última safra agrícola a liberação de crédito somou R$ 1,6 milhão entre os 89 projetos contratados através das linhas de crédito do Pronaf, a previsão agora é que a contratação seja ampliada em 20% na próxima safra haja vista a real demanda de programas oficiais por alimentos oriundos da agricultura familiar.
"Se nós conseguirmos implantar a sementinha da organização já estaremos minimizando um dos principais gargalos desses agricultores", ressalta o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), Paulo Engel, explicando que com a organização da base a informação será acessível ao longo da cadeia e com isso, certamente, o conhecimento sobre os programas será ampliado alcançando, dessa forma, o principal objetivo do sistema, que é o desenvolvimento rural sustentável.