Veículos de Comunicação

Oportunidade

Consultor: Estresse causado pelo trabalho atinge mais as mulheres

Apesar de muitos homens ajudarem nos afazeres diários na casa, a responsabilidade da mulher é maior

Cerca de 67% das brasileiras se consideram estressadas na maior parte do tempo -
Cerca de 67% das brasileiras se consideram estressadas na maior parte do tempo -

O acúmulo de deveres no dia a dia está causando um alarmante aumento de estresse entre os brasileiros. Segundo o consultor organizacional Ricardo Piovan, as mulheres são as mais afetadas pelo chamado mal do século.

"Uma pesquisa feita pela empresa de consultoria Nielsen, constatou que o nível de stress das mulheres brasileiras anda em alta. Segundo os dados levantados, cerca de 67% (ou duas em cada 3) das brasileiras se consideram estressadas na maior parte do tempo", destaca.

O fator que eleva o número das mulheres com estresse seria, de acordo com o consultor, a jornada tripla que as profissionais exercem. "Elas têm que se dividir entre o trabalho, a casa e os filhos, e muitas vezes um campo interfere no outro". Apesar de muitos homens ajudarem nos afazeres diários na casa, a responsabilidade da mulher é maior.

HOMENS
O número de homens estressados é menor que das mulheres, mas ainda representam uma parcela grande no meio empresarial. "Nos homens o índice de estresse é menor, mas mesmo assim assustador. Cerca de 50% sofre com estresse no trabalho e muitas vezes este estresse se mistura com outras preocupações".