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Consumidores pagam 45% de impostos em nova TV para a Copa

Entre os outros produtos listados, há incidência de 54,8% de impostos sobre a cerveja e de 34,67% sobre as camisas e calções de times

Os consumidores interessados em comprar um novo televisor para assistir aos jogos da Copa do Mundo neste ano terão de pagar 44,94% de impostos, pouco mais de 6 pontos percentuais acima do índice em 2006, segundo estudo do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).

Essa alta, segundo o presidente do Instituto, João Eloi Olenike, se deve ao fato de que, em 2006, o governo reduziu a alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre os aparelhos para estimular as vendas.

De acordo com os dados, além da TV, apenas o refrigerante registrou alteração nos tributos nos últimos quatro anos, passando de 45,11% para 45,80%. Nesse caso, diz o IBPT, houve uma readequação da margem de lucro das empresas.

Entre os outros produtos listados, há incidência de 54,8% de impostos sobre a cerveja e de 34,67% sobre as camisas e calções de times. Esses e outros cinco itens tiveram queda na tributaçã no período, motivada principalmente pelo