Veículos de Comunicação

Maracaju

Controle de Vetores intensifica ações de combate a dengue em Aparecida

Nas últimas duas semanas, o município registrou sete casos suspeitos da doença

 O Controle de Vetores, da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou informações atualizadas sobre a dengue em Aparecida do Taboado. Diversas ações de combate à doença estão sendo desenvolvidas no município.

 De acordo com coordenador Donizete Martins dos Santos, na 16ª e 17ª semanas foram notificados sete casos suspeitos, o que deixou o setor em alerta. Conforme o boletim divulgado, nem a zona rural está salva da dengue, pois das sete notificações de suspeita, duas foram registradas em fazendas. Já sobre os outros casos: um foi na área central, dois no Jardim Morumbi, um na Vila São Jerônimo e um no Jardim das Flores.
 
 Para conter o avanço da doença e não elevar o número de vítimas do mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria de Saúde e a coordenadoria do Controle de Vetores intensificaram as medidas de prevenção feitas pelos agentes de endemias. “A equipe de bloqueio, com a máquina costal, já fez a aplicação de inseticidas nas casas e terrenos baldios e continuamos recolhendo pneus inservíveis”.
 
Ainda segundo o coordenador, para a eficiência do trabalho de prevenção é preciso o envolvimento da população. “É fundamental que o morador elimine recipientes que acumulem água e favoreçam a proliferação do mosquito, tanto nas residências, quanto nos terrenos. Combater a dengue é um dever de todos”, ressaltou.
 
 Para evitar a proliferação do mosquito nos objetos considerados depósitos o Controle de Vetores indica que seja colocada areia nos vasos de planta; limpe as vasilhas de água paraanimais com frequência; tampe vasos sanitários em desuso; mantenha tampados tambores e caixas d’água com telinha; dentre outras ações.


 ECOPONTO
 A Prefeitura de Aparecida do Taboado trabalha com projeto de recolhimento de pneus, Eco Ponto. Em 2013 o município enviou para a reciclagem mais de 150 toneladas de pneus inservíveis. Neste ano a estimativa é que a mesma quantidade seja destinada a empresa de recolhimento, localizada em Campo Grande.
 Os pneus enviados para a reciclagem foram recolhidos pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE) nas residências e terrenos baldios. Além disso, as borracharias, oficinas de balanceamento e empresas que trabalham com o manuseio deste material são responsáveis pela destinação para o Eco Ponto.
 
 Donizete explicou que nos locais onde há a presença de pneus inservíveis frequentemente, como, por exemplo, nas borracharias e oficinas de balanceamento, as visitas são realizadas quinzenalmente, pois os locais são considerados pontos estratégicos. “Nós enviamos comunicado para todos os borracheiros, avisando sobre os devidos cuidados com os pneus”, contou Donizete.
 
 Já o recolhimento em residências, terrenos baldios e fábricas se dão a partir de informações repassadas pelos Agentes de Combate a Endemia ou pelos Agentes Comunitários de Saúde em suas visitas diárias no combate à dengue.
 
 Ao mesmo tempo em que são recolhidos os pneus os agentes também realizam a pesquisa larvária (busca por larvas do mosquito) e executa o tratamento químico (uso de inseticida).
 
 O Eco Ponto está instalado na Rua Duque de Caxias, nº4543. Para entrar em contato com o setor, o telefone da Secretaria de Saúde é o 3565-2713.