
Chuteiras e calculadora, meiões e tabuada. Num tal de soma daqui e subtrai dali, Nigéria e Coreia do Sul lutam pela vida na Copa do Mundo. O jogo desta terça-feira (22), no estádio Moses Mabhida, em Durban, vale a classificação das duas seleções para as oitavas de final.
Na melhor das hipóteses, uma delas seguirá viva na competição, na pior, elas morrerão abraçadas. Tudo depende dos números desenhados pela Argentina contra a Grécia, também nesta terça. Os dois jogos começam às 14h30 (MS).
É uma situação curiosa. A Coreia do Sul é vice-líder do Grupo B e pode ser eliminada até ganhando o jogo. Basta que a Grécia bata a Argentina por diferença de gols superior à dos orientais sobre os nigerianos.
Por exemplo: a combinação de Coreia do Sul 1 x 0 Nigéria e Grécia 2 x 0 Argentina classificaria os “hermanos” em primeiro e os gregos em segundo. O mesmo vale para um eventual empate: caso os europeus arranquem uma igualdade mais gorda com os argentinos, podem ficar à frente no critério de gols pró.
Haja cálculo. Para a Nigéria, ainda zerada, o negócio é dar um bico na calculadora e tratar de vencer o jogo. Se a Argentina quiser ajudar, melhor.