Veículos de Comunicação

Esportes

Cruzeiro busca reabilitação na Libertadores contra o Colo Colo

Time mineiro joga em Belo Horizonte depois de perder a primeira partida para o Vélez

O Cruzeiro continua sua caminhada em busca do tricampeonato da Copa Libertadores nesta quarta-feira (24), contra o Colo Colo, no Mineirão, às 19h30. Depois da vitória no clássico contra o Atlético-MG por 3 a 1, no último sábado, a Raposa espera repetir o feito contra a equipe chilena pela competição sul-americana. A vitória é fundamental para que o clube fique mais tranquilo no grupo 7, já que perdeu para o Vélez Sarsfield, na Argentina, por 2 a 0, no primeiro jogo.

Naquela partida o meia Gilberto e o zagueiro Gil foram expulsos. Para o meio campo, o técnico Adilson Batista pode escalar o armador Roger, que estreou muito bem com a camisa do Cruzeiro contra o Atlético-MG, ou pode colocar na equipe titular o meia Bernardo, revelação do clube. Para a zaga, o técnico decide entre Cláudio Caçapa e Thiago Heleno.

Para o treinador, o único empecilho para que Roger comece jogando contra os chilenos pode ser a questão física.

– O Roger ainda não está 100% fisicamente. Temos que ter calma, mas é um jogador talentoso. O Gilberto está fora, vou analisar com calma e conversar com o Roger.

O jogador ressaltou que sua escalação está nas mãos do treinador e do preparador físico.

– Não sei, o Adilson e o José Mário têm os testes e eles sabem a minha condição. Estou aqui para ser utilizado, independentemente de entrar no início ou depois.

O adversário do Cruzeiro é o atual campeão chileno. Na primeira partida do grupo 7 da Copa Libertadores, o Colo Colo venceu o Deportivo Itália por 1 a 0, jogando em Santiago, no Chile. Para a partida contra o Cruzeiro, o técnico Hugo Tocalli pode ter problemas para escalar a equipe. O zagueiro Sebastián Toro e o volante Charles Aránguiz ainda não estão em condições de jogo devido a um cansaço muscular e podem ser vetados. Caso eles não joguem, Diego Olate e Arturo Sanhueza entram no time.

O histórico contra o Colo Colo é amplamente favorável ao Cruzeiro. Nos 17 jogos disputados entre as duas equipes, foram sete vitórias do Cruzeiro, sete empates e apenas três derrotas. Além de melhorar sua campanha nos confrontos contra a Raposa, a equipe chilena tenta quebrar um tabu, de nunca ter vencido o Cruzeiro no Mineirão. Em oito jogos, foram seis vitórias cruzeirenses e dois empates.

O técnico do Colo Colo, Hugo Tocalli, espera ter muita dificuldade contra o Cruzeiro, mas acredita na vitória.

– Os jogadores estão muito bem, nós sabemos que é uma partida muito difícil, mas no futebol nada é impossível. Sabemos muito bem o que representa o Cruzeiro, mas também temos confiança em nós mesmos.

O atacante do Cruzeiro, Thiago Ribeiro, destaca a necessidade de o time cruzeirense conquistar uma vitória, e revela que terá um motivo a mais para sair do Mineirão com um triunfo.

– O jogo é no dia do meu aniversário. Espero receber de presente uma boa vitória, e é o que todo mundo quer, pela derrota que a gente teve na Argentina. Se a gente não vencer, a nossa situação pode complicar. Não podemos pensar em outro resultado que não seja a vitória. Até porque o Vélez já tem três pontos, e o Colo Colo também. Temos que fazer o dever de casa e somar os três pontos.

O Cruzeiro reclamou muito da arbitragem do uruguaio Martín Vázquez na partida contra o Vélez e encaminhou um protesto à Confederação Sul-Americana de Futebol. Para este jogo, o experiente árbitro colombiano Oscar Ruiz está escalado.

A torcida do Cruzeiro está confiante, ainda mais depois de uma vitória sobre o rival Atlético, pelo Campeonato Mineiro. A expectativa é de um Mineirão lotado. Mas o treinador Adilson Batista não deixou de convocar os torcedores para mais um compromisso importante do clube.

– Peço o apoio do torcedor, sei das dificuldades em função do carnaval, da vinda do clássico e a falta de recursos. Peço ajuda, compreensão e incentivo.

CRUZEIRO X COLO COLO (CHI)

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 24 de fevereiro de 2010, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Oscar Ruiz (Colômbia)
Assistentes: Abraham González e Humberto Clavijo (ambos da Colômbia)

CRUZEIRO: Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Cláudio Caçapa (Thiago Heleno) e Diego Renan; Elicarlos, Henrique, Marquinhos Paraná e Roger (Bernardo); Thiago Ribeiro e Kléber.
Técnico: Adilson Batista

COLO COLO: Francisco Prieto; Paulo Magalhães, Andrés Scotti, Diego Olate (Sebastián Toro) e Roberto Cereceda; Rodrigo Meléndez, Arturo Sanhueza (Charles Aránguiz), Rodrigo Millar e Macnelly Torres; Esteban Paredes e Cristián Bogado.
Técnico: Hugo Tocalli