Na primeira chamada do ProUni (Programa Universidade Para Todos), a sobra foi de cerca de 5.500 vagas. Desse total, 87% correspondem a bolsas em cursos de educação à distância, segundo dados do MEC (Ministério da Educação).
Neste ano o programa concedeu 123 mil bolsas a ex-alunos da rede pública de ensino. A segunda rodada de inscrições do ProUni terminou no dia 27 de fevereiro. Os benefícios que sobraram na primeira rodada foram novamente ofertados.
No total, apenas 4% das bolsas oferecidas ficaram ociosas. As vagas costumam sobrar, pois os estudantes podem rejeitar a instituição para a qual foram selecionados.
Uma das hipóteses levantadas pela Sesu (Secretaria de Ensino Superior do MEC) é que a sobra ocorreu pela falta de familiaridade dos alunos com o sistema de educação à distância. Mesmo assim, a modalidade cresceu quase 20 vezes desde 2002.
A maioria das bolsas remanescentes é parcial, de 50% da mensalidade.
O fato de ainda terem que pagar uma parte da mensalidade também é apontado pelo ministério como um dos fatores para a adesão dos estudantes não ser total.