Veículos de Comunicação

Oportunidade

Defesa Civil orienta dois municípios para homologação de situação de emergência

Porto Murtinho e Guia Lopes da Laguna completam a lista de 20 cidades que sofreram danos

A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado está orientando mais dois municípios sul-mato-grossenses que devem decretar situação de emergência. Porto Murtinho e Guia Lopes da Laguna completam a lista de 20 cidades que sofreram danos causados por fortes chuvas neste ano e devem ter a situação de emergência homologada pelo governador André Puccinelli para a assistência do Estado ao município.

“O governador homologa a situação de emergência assim que o município comprovar os danos causados através do Formulário de Avaliação de Danos (Avadan), onde consta o levantamento de todo o prejuízo causado pela chuva”, explica o Coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Ociel Ortiz Elias.

Antes da entrega do Avadan, a Defesa Civil dos municípios devem dar o primeiro passo que é a elaboração do Formulário de Notificação Preliminar de Desastre (Nopred). O documento deve ser entregue para a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Depois disso, as prefeituras têm um prazo de cinco dias para enviar o Avadan que será avaliado pelo órgão estadual para a homologação do governador.

Porto Murtinho

A cidade, que fica a 443 quilômetros da Capital, é uma das duas que estão em processo de decretação de situação de emergência e, por isso, recebendo orientações da Defesa Civil do Estado. De acordo com o Coordenador de Defesa Civil de Porto Murtinho, Fernando Marques, a situação mais crítica encontra-se na área rural da cidade.

“Estamos com cerca de 1.200 crianças paradas, que não podem ir à escola por conta da enchente e da malha viária danificada”, afirma o coordenador municipal.

Mais de 80% da área rural de Porto Murtinho teria sido afetada por fortes chuvas na cidade, na quarta-feira de cinzas (17). Fernando afirma ainda que já foram verificadas 60 famílias desabrigadas e 85 desalojadas nas colônias localizadas na área rural.

Os locais têm também aproximadamente 300 pessoas ilhadas, que não conseguem buscar ou receber ajuda por conta das enchentes. Além de estradas afetadas, o município verificou ainda duas pontes completamente danificadas, de acordo com informações da prefeitura.