Veículos de Comunicação

Oportunidade

Desenvolvimento sustentável de florestas:

Os governos Estadual e Federal assinam amanhã (24), o protocolo de intenções para instalação da Embrapa

Eucalipto para a produção de celulose está inserido no contexto do Plano Estadual para o Desenvolvimento Sustentável de Florestas Plantadas -
Eucalipto para a produção de celulose está inserido no contexto do Plano Estadual para o Desenvolvimento Sustentável de Florestas Plantadas -

O estado de Mato Grosso do Sul se prepara para contar com um importante suporte científico para a execução de seu Programa Estadual de Pesquisa Agroflorestais.

Os governos Estadual e Federal assinam amanhã (24), em Campo Grande, o protocolo de intenções para instalação de uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), no caso, especificamente voltada para as florestas, a Embrapa Florestas.

A Embrapa Florestas estará integrada ao contexto do Plano Estadual para o Desenvolvimento Sustentável de Florestas Plantadas de Mato Grosso do Sul (PEF/MS). Este plano contempla em suas estratégias o desenvolvimento tecnológico em integração com os diversos agentes públicos e privados que atuam neste segmento produtivo.

Um dos primeiros passos já dados pelo governo do Estado, foi em fevereiro, quando foi promovido o workshop “Desenvolvimento Tecnológico Agroflorestal em Mato Grosso do Sul”.

Na ocasião, instituições que executam projetos de pesquisa e inovação tecnológica no setor participaram do evento – inclusive, pesquisadores da Embrapa Florestas. Foi nessa oportunidade que foi criado o Programa Estadual de Pesquisa Agroflorestais.

Conduzido pela Câmara Setorial de Florestas – órgão consultivo da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) – o Programa reúne o setor empresarial, fundações e pesquisadores. Entre as diretrizes propostas estão: a busca por novos materiais genéticos (espécies e clones) nativas para recuperação reserva legal e APP eucalipto e outras exóticas adaptados à região, para múltiplos usos (pequenas e médias propriedades).