
Começa hoje (3) e vai até domingo (7), o Troféu Brasil de Atletismo 2011, que reunirá mais de 700 atletas, que competem por 66 clubes de 14 Estados de todas as regiões do Brasil. Três Lagoas representa Mato Grosso do Sul com dois atletas de elite: Raoni Marque de Moraes (arremesso de disco) e Elaine Schaferdecker (lançamento de dardos).
O Troféu Brasil também reunirá grandes estrelas do esporte, como a campeã olímpica Maurren Maggi (salto em distância), o bicampeão da Maratona de Nova York Marilson dos Santos (10.000 m), a medalhista no Mundial Indoor Keila Costa (salto em distância), o vice-campeão mundial Jadel Gregório (salto triplo), a recordista sul-americana Ana Cláudia Silva (100 m), o líder do Ranking Sul-Americano Kléberson Davide (800 m), entre muitos outros.
Também estão inscritos 49 atletas estrangeiros, convidados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Eles vêm de nove países de três continentes: Egito (África), Austrália (Oceania), além de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai (da América do Sul). Os dois atletas três-lagoenses que representarão o Estado saíram hoje de madrugada, às 4h.
Raoni Marques de Moraes já tem três medalhas no Troféu Brasil, como atleta juvenil, conquistadas nos anos de 2006, 2008 e 2009. Ele pretende arremessar seu disco acima dos 55 metros. Sua melhor marca foi de 54,66, quando foi campeão nos jogos abertos brasileiros. De acordo com o atleta de Três Lagoas, ele vai brigar entre os três primeiros. Segundo o seu técnico, Ronaldo Carneiro de Barros, a expectativa é voltar pelo menos com uma medalha, “nem que seja de bronze”.
Elaine Schaferdecker disse à reportagem do Jornal do Povo que a sua melhor marca é 41,87 metros, mas que pretende marcar 45 e ficar entre as oito melhores do campeonato e conseguir índice para o Pan-americano de Guadalajara, México, que acontecerá em outubro.
O Troféu Brasil também servirá como preparação para o Mundial, que será competido a partir do fim do mês, em Daegu, na Coréia do Sul.