Veículos de Comunicação

Oportunidade

Domingo é dia de adiantar os relógios em uma hora

Conforme o decreto, o horário de verão terá início sempre no terceiro domingo do mês de outubro de cada ano

Começa neste domingo, a partir da 0h00, a 39ª edição do horário de verão. A população dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal deverão adiantar seus relógios em uma hora. De acordo com o decreto sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a partir deste ano, a medida começa vigorar em uma data fixa.

Conforme o decreto, o horário de verão terá início sempre no terceiro domingo do mês de outubro de cada ano e encerra no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Data esta que poderá sofrer uma prorrogação de mais uma semana, caso coincida com o carnaval.

Para esta edição, o horário de verão segue até o dia 21 de fevereiro de 2010. A medida, adotada no Brasil desde o verão de 1932, visa reduzir o consumo de energia em todo o País, por meio do melhor aproveitamento da luz natural. Em nota oficial, a Elektro – empresa responsável pelo abastecimento de energia em cinco cidades da Região do Bolsão, incluindo Três Lagoas, informou que espera reduzir em 98 MW a demanda por energia no horário de ponta (período de máxima utilização de energia, que acontece nas primeiras horas do anoitecer: das 18h às 20 horas).

A economia, segundo a Elektro, corresponde a uma vez e meia a demanda máxima do município de Votuporanga (SP), por exemplo. Para a área de concessão da empresa, a expectativa é que o consumo total consuma um total de 0,55%, o que permitiria, por exemplo, abastecer o município de Andradina por 52 dias.

A população também deve ficar em alerta também com passagens rodoviárias. Segundo informações da empresa de transporte rodoviário Viação São Luiz, a orientação que foi feita é de que a saída e chegada dos ônibus seguirão o horário em vigor. Por exemplo, caso a saída esteja programada para às 23h45 (ônibus que segue de Três Lagoas a campo Grande) de hoje, permanece o horário antigo. Já no domingo, quando entra em vigor o novo horário, todas as saídas e chegadas passarão a acontecer no horário de verão.