A empresa MS Sanear está em fase de conclusão de uma pesquisa com a população de Três Lagoas, visando definir como será a implantação do sistema de coleta seletiva de lixo no município. De acordo com a legislação federal, a prefeitura tem até agosto desse ano para implantar o serviço no município.
Cidade
Empresa realiza pesquisa visando implantação da coleta
A empresa MS Sanear está em fase de conclusão de uma pesquisa com a população de Três Lagoas
Por esse motivo, a administração municipal contratou a empresa para fazer um levantamento com o objetivo de saber a aceitação da população sobre a implantação do serviço, bem como a melhor maneira de realizar a coleta seletiva em Três Lagoas.
De acordo com o engenheiro sanitarista da MS Sanear, Anderson Luiz Inácio da Silva, até o momento a empresa já realizou 2.500 entrevistas. Ao todo, serão ouvidas três mil pessoas. O engenheiro informou que dos entrevistados, 90% estão dispostos a participar da coleta seletiva e 93% deseja que o serviço seja feito porta a porta. Entretanto, assim como algumas pessoas sugeriram, a empresa também vai proporà prefeitura que seja disponibilizado alguns pontos de coleta voluntáriaem locais de grande concentração de pessoas.
Segundo a pesquisa, 75% dos entrevistados, declararam que conhecem o serviço de coleta seletiva de lixo. A empresa tem realizado também um trabalho com os catadores de materiais recicláveis, já que a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê a inclusão social desses trabalhadores no serviço de coleta seletiva.
O engenheiro informou que algumas reuniões já foram realizadas com os catadores de materiais recicláveis, já que no novo sistema eles deverão trabalhar integrados em uma cooperativa ou uma associação. Quanto à empresa que vai realizar a coleta seletiva de lixo, Anderson disse que a prefeitura é quem vai definir, embora, a empresa vá apontar nesse levantamento, qual será a melhor maneira da administração municipal implantar o serviço, se será feito um contrato aditivo com a atual empresa responsável pela coleta do lixo domiciliar, ou se a melhor opção será a contratação de outra, específica para esse serviço isso.