
Amanhã, (1) será o último dia de eventos do 11º Festival de Inverno de Bonito. Durante toda a semana, a capital do ecoturismo sul-mato-grossense se transformou em um gigantesco palco da cultura nacional.
A cantora revelação Paula Fernandes abriu o Festival com um show que agradou as mais de sete mil pessoas que tiveram na Grande Tenda para ver o espetáculo. Além de Paula Fernandes, Gal Costa, Lulu Santos e Maria Gadú, também abrilhantaram as noites de festival. A novidade desta 11ª edição foi o Mercado Mundo Mix, que levou a Bonito uma variedade de produtos, artistas, e artesãos para expor no festival. Teve até DJs para animar o espaço.
Preocupados com o turismo local, os organizadores do evento promoveram o 1º Encontro Estadual do Geopark Bodoquena Pantanal. Nas palestras foram discutidas a importância de transformar a Serra da Bodoquena em um Geopark com a chancela da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O que renderia já no primeiro ano da chancela, aos municípios envolvidos, segundo Carlos Fernando de Moura, Coordenador de Paisagens Cultural do IPHAN (Instituto do Patriomônio Histórico Arquitetônico Nacional), um aumento de 10% no turismo local.
Na Galeria do Festival, artistas nacionais trouxeram instalações, mostras fotográficas e painéis artísticos para compor à “Mostra o Sentido das Coisas”. Já no Ecoespaço houve exposições, oficinas, Cinema, Stand-up Comedy, e peças de teatro.
No tradicional pavilhão de artesanato teve novidades também, peças vindas do Espírito Santo ajudaram a compor o visual e foram vendidos junto com as peças locais. Na Praça da Independência e nas ruas de Bonito, artistas de rua, mágico, peças de teatro e espetáculos de danças interagiam com o público local e davam o tom de Festival ao município, que neste ano, homenageou a musicista Clarice Maciel Chaves, a bióloga Neiva Guedes, o artesão David Ojeda e os professores Gilson Martins e Lori Alice Gressler ambos da UFMS.
Amanhã será o último dia para o público visitar o Pavilhão das Artes, Galerias dos Homenageados, Galeria de Bonito e o Ecoespaço. O encerramento do Festival está previsto para as 11 horas, com o show do Grupo Alma Rio Grandense. Neste festival, como foi de costume nos anteriores, os organizadores não anunciaram as datas do 12º Festival. Fica a expectativa para o próximo ano.
Com informações de Rodrigo Ostemberg