Veículos de Comunicação

Oportunidade

Escola Fernando Correa tem Ideb de país desenvolvido

Dourados e Três Lagoas têm escolas com índices próximos ao de países desenvolvidos.

Alunos da Escola Fernando Correa na recente visita de Puccinelli -
Alunos da Escola Fernando Correa na recente visita de Puccinelli -

As escolas das quatro maiores cidades do interior de Mato Grosso do Sul registram o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) com valores que oscilam acima do esperado e menos que o determinado pelo Ministério da Educação. Dourados e Três Lagoas têm escolas com índices próximos ao de países desenvolvidos.

A segunda maior cidade do Estado tem 11 escolas com índices acima da média estabelecida pelo MEC para as séries iniciais (de 1ª a 4ª série). Entre essas escolas, destacam-se duas municipais: Laudemira Coutinho de Melo e Aurora Pedroso de Camargo, com índice 5,9, próximo aos 6 que o Brasil pretende atingir em 2021. A média geral de Dourados ficou em 4,2 no Ideb de 2009.

Em Três Lagoas, a escola estadual Fernando Correa também atingiu índice 5,9 para as séries iniciais. Ainda na região do Bolsão, outras seis escolas ficaram com índices acima dos 4,6 determinados para as séries iniciais, com o índice do município em 4,4.

Já em Corumbá, o destaque ficou com a escola municipal Delcídio do Amaral, com índice 4,9, e o menor índice foi registrado para a escola municipal Tilma Fernandes Veiga, onde também funciona a creche Valódia Serra, com 2,8 no Ideb, que teve média geral 3,7.

E em Ponta Porã, o índice de 5,4 ficou com a escola estadual Dr. Miguel Marcondes Armando, e o menor Ideb ficou com escola rural Nova Conquista, com 2,8. Em Ponta Porã O Ideb médio foi de 4,5.

Séries finais – O Ideb também foi medido para as séries finais do ensino fundamental, do 5° ao 9° ano. No interior, o maior índice (5,0) foi conquistado pela escola estadual Presidente Vargas, em Dourados. A menor média (2,9) foi registrada na escola municipal Etalívio Penzo. Ainda em Dourados, outras nove escolas ficaram com índice acima da média 4,0 estabelecida pelo ministério.

Em Ponta Porã, o Ideb das séries finais ficou em 4,7 para a escola estadual Professor José Edson Domingos dos Santos. O maior Ideb de Três Lagoas (4,1) ficou com a escola municipal Joaquim Marques de Souza, e o menor (2,0) na escola estadual João Dantas Filgueiras.

O Ideb é medido desde 2005 e a meta do MEC é atingir a média 6 em todo o Brasil até 2021, índice considerado igual ao de países desenvolvidos.