Veículos de Comunicação

Oportunidade

Escola indígena do litoral de SP tem a pior média do país no Enem

Escola estadual fica em Bertioga, litoral, e teve nota média de 432 pontos

Cinco salas de aula para sete turmas, sem biblioteca, internet, laboratório ou área de recreação, cercada por lama. É assim a Escola Estadual Indígena Txeru Ba e Kua I, em Bertioga, no litoral de São Paulo. Localizada dentro de uma reserva indígena e utilizando a estrutura de uma escola municipal também voltada para os índios, a Txeru teve nota média de 432 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010  Foi a pior nota média no estado de São Paulo . Foi também o pior desempenho do Brasil entre as escolas com participação na prova de 75% a 100% dos alunos.

De acordo com a nota técnica divulgada pelo MEC, não se deve misturar as categorias para comparação de desempenho entre as escolas. As escolas que tiveram menos de 2% de participação não foram consideradas. De acordo com o MEC, a média de participação dos estudantes no Enem 2010 foi de 56,4%.

Aulas de cultura indígena
A Escola Estadual Indígena Txeru Ba e Kua I tem turmas entre o 5º e o 8º anos do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio e fica localizada na Terra Indígena Ribeirão Silveira. Os alunos, todos moradores da reserva, estudam o conteúdo tradicional oferecido pelo estado, mas também têm aulas extras, voltadas para a cultura indígena, como a de artes. Neste ano, o professor dessa disciplina é Marcelo Wera, de 20 anos – ex-aluno da escola que prestou o Enem no ano passado.

Wera queria fazer faculdade de artes ou educação física, mas nem sequer soube qual foi sua nota no Enem. “Na nossa escola falta internet para ter acesso”, contou. “Falta biblioteca, não tem jornal, revista. Mas os professores incentivaram muito ano passado. Nós estudamos as provas antigas para treinar.”

As aulas na escola estadual ocorrem apenas no período da tarde – durante a manhã, a estrutura é utilizada pelo município, com aulas do 1º ao 4º ano do ensino fundamental. Segundo o registro no Ministério das Comunicações, que compila os dados sobre as escolas, a Texru tem no total 83 alunos – sendo 40 no ensino médio.