
Um terreno, com mato alto e lixo, pode ser abrigo de escorpiões na rua Maria Cândida de Freitas, bairro Jardim América, em Paranaíba, segundo vizinhos. Eles dizem que é comum encontra o animal por perto e reclamam que já levaram o problema ao conhecimento da área de vigilância da prefeitura da cidade.
Por meio de redes sociais, moradores apontam o problema. “Este terreno das fotos virou depósito de entulho a pedido do proprietário”, escreveu Fabiano Henrique Brito, relatando o risco a vizinhos. “Tem sido recorrente o aparecimento de escorpiões e aranhas nas residências vizinhas”, disse.
Segundo Ymara Lucia Zanin Palcheti, coordenadora do Controle de Vetores na cidade, o dono do terreno foi notificado e prometeu limpar o local até terça-feira, dia 24. Depois, pode ser multado, inicialmente, em R$ 150, disse a prefeitura.
Segundo ela, o escorpião amarelo, da espécie Tityus serrulatus, é o mais comum em Paranaíba. Uma picada dele pode até matar, principalmente crianças e os idosos. Neste ano, segundo dados da Vigilância Epidemiológica, 50 pessoas foram picadas por escorpião em Paranaíba, sendo seis menores de dez anos. Ninguém morreu.