Está prevista para acontecer no próximo mês, uma reunião para discutir a instalação de empresas misturadoras deprodutos químicos, como adubo que tenham interesse em se instalar em Três Lagoas para fornecer os insumos para a fábrica de fertilizantes da Petrobras, em construção no município. A informação foi repassada na manhã de ontem, pela prefeita Márcia Moura (PMDB), que já esteve em Campo Grande nesse mês tratando desse assunto.
Cidade
Evento discutirá instalação de misturadoras
Fábrica de fertilizantes deve atrair mais de dez misturadoras de adubo a base de ureia e amônia para o município
A prefeita esteve reunida na última terça-feira com os representantes da Petrobras, os quais disseram que a obra de construção da fábrica de fertilizantes não será paralisada e que a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados entrará em operação no final desse ano quando começa a produção de insumos básicos para a agricultura do país.
De acordo com a prefeita,ela se reuniu com Paulo Engel, secretário Estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), para tratar da vinda de novas empresas para Três Lagoas. Márcia disse que ficou acertado que será realizado um evento em parceria com a Petrobras, governo estadual e prefeitura, ocasião em que seráapresentado aos interessados os benefícios que o município e o Estado oferecem para as indústrias que pretendem se instalar em Três Lagoas.
“Vamos fazer um evento específico, agora em maio, para empreendedores de misturadoras, seja para pequeno, médio ou grande. Eu vou fazer uma palestra sobre os nossos incentivos e o Paulo Engel vai falar sobre os incentivos do Estado, vamos mostrar as áreas que já temos destinadas a essas empresas, e abordar bem essa questão. Dentro de 15 dias deveremos ter mais uma reunião para tratar desse assunto”, adiantou a prefeita.
Ainda de acordo com a prefeita, uma fábrica de fertilizantes se complementa com essas misturadoras. Inclusive, a prefeitura já disponibilizou uma área no Distrito Industrial III, próximo à fábrica de fertilizante para a instalação dessas empresas.A previsão é de que mais de dez empresas misturadoras de fertilizantes venham para Três Lagoas em decorrência da fábrica de fertilizantes. Todas elas estariam ligadas ao setor de misturas de produtos químicos NPK (Nitrogênio, fósforo e potássio). Com isso, o município poderá se transformar em um polo petroquímico . A estatal trabalha com essa projeção, já que em outras cidades que receberam uma unidade de fertilizantes tornaram-se polo pretroquimíco como e o caso de Camaçari na Bahia.
Para a prefeita Márcia Moura, a chegada de novas indústrias no município representa um ganho para a cidade e para a população. “Uma fábrica de fertilizantes necessita dessas misturadoras. Os produtos serão destinados para outros estados, vale ressaltar que, essa é a maior indústria de fertilizantes nitrogenados da América Latina. Já temos uma área toda liberada e regularizada para receber essas misturadoras. Só falta passarmos aos empreendedores o que temos para oferecer e, eles virem. A Petrobras mesmo garante isso, pois a venda é certa. A vinda dessas empresas vai garantir mais oportunidade de trabalho, mais arrecadação e riqueza para o município”, salientou a prefeita.