Veículos de Comunicação

Oportunidade

Faltam 2 dias para o fim da vacinação contra a gripe A

A orientação, segundo o ministério, é imunizar 80% de cada grupo prioritário

-
-

 Os sul-mato-grossenses que fazem parte de algum dos cinco grupos de risco de acordo com a estratégia de vacinação contra a gripe A H1N1 e, por algum motivo, ainda não procuraram uma unidade de saúde, têm apenas mais dois dias para receberem a vacina e ficarem imunes à doença. O Ministério da Saúde não vai prorrogar a data.

Desde quando começou a vacinação, em 8 de março deste ano, já foram imunizados no Estado 673.258 pessoas. A orientação, segundo o ministério, é imunizar 80% de cada grupo prioritário.

Dados da Secretaria de Estado de Saúde (levantados até ontem, 18) apontam que do 1º grupo alvo da estratégia de imunização – trabalhadores de serviço de saúde e indígenas – dos 78 municípios, 58 já conseguiram atingir a meta em relação aos trabalhadores e dos 29 municípios que possuem comunidades indígenas, 19 também alcançaram o objetivo de imunizar, pelo menos, 80% do público alvo.

No grupo que corresponde às crianças de seis meses a menores de dois anos de idade, doentes crônicos e gestantes, a situação é a seguinte:

Bataiporã é o único que não alcançou a meta estabelecida de imunização das crianças; 
No que se refere às gestantes, apenas oito já alcançaram os 80% ou mais de imunização. São eles: Itaporã, Eldorado, Angélica, Coronel Sapucaia, Ponta Porã, Sete Quedas, Água Clara e Nova Alvorada do Sul;
Sobre os doentes crônicos menores de 60 anos, ao todo são 70 municípios que ainda não cumpriram o estipulado pelo Ministério da Saúde.
Na etapa em que estão os jovens de 20 a 29 anos de idade, apenas 16 conseguiram o objetivo. Já no grupo dos idosos doentes crônicos (60 anos ou mais de idade), a maioria dos municípios, 60, estão com a meta cumprida.

No último grupo prioritário – dos adultos de 30 a 39 anos – que teve início na segunda-feira (10) e termina no dia 21 de maio, a avaliação da secretaria mostra que somente o município de Tacuru alcançou a meta.

A estratégia de imunização, de acordo com o Ministério da Saúde, termina no dia 21 de maio para todos os grupos. Até lá, aquelas pessoas de algum dos grupos que ainda não foram imunizadas devem procurar as unidades de saúde.