Veículos de Comunicação

Oportunidade

FCMS promove painel de debates em comemoração ao Dia do Patrimônio Histórico Nacional

A iniciativa acontece no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS-MS) a partir das 19h e homenageia o Dia do Patrimônio Histórico Nacional

-
-

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural, nesta segunda-feira (16), promove um painel de debates com o tema “O Patrimônio de Mato Grosso do Sul”. A iniciativa acontece no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS-MS) a partir das 19h e homenageia o Dia do Patrimônio Histórico Nacional, comemorado em 17 de agosto, data do nascimento do historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (Belo Horizonte-MG, 1898-1969).

Por meio da Lei nº 378, de 1937, o governo Getúlio Vargas criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), onde o historiador trabalhou até o fim da vida. A data passou a ser celebrada em 1998, quando o célebre defensor do nosso patrimônio faria 100 anos.

O evento contará com a participação da Superintendente da 18ª SR/Iphan – MS, Maria Margareth Escobar Ribas Lima, do Arquiteto Ângelo Arruda e da Professora Maria Christina de Lima Félix Santos, Gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS. O painel é direcionado a estudantes de História, Arquitetura e Biblioteconomia e de demais interessados no tema patrimônio cultural.

A Fundação de Cultura tem investido sistematicamente em ações de preservação do patrimônio cultural do Estado, por intermédio do registro de alguns patrimônios imateriais de Mato Grosso do Sul: o Banho de São João de Corumbá, a Cerâmica Terena e recentemente a roda de Tereré, solicitação proveniente do município de Ponta Porã. Tem realizado ainda constante planejamento de ações que visem proteger o patrimônio material de Mato Grosso do Sul, como o projeto permanente de Educação Patrimonial – Educar para proteger, desenvolvido pela Fundação Estadual de Cultura há dois anos.

Mais informações podem ser obtidas na Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS no telefone (67) 3316-9164, 3316-9165 ou 8408-5153. O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, no Centro.