
O treino do GP do Canadá parecia indicar uma nova ordem para a temporada 2010 da Fórmula 1. Afinal, Lewis Hamilton tinha conseguido a pole após superar os dois carros da Red Bull no fim do treino classificatório. Mas neste sábado (26), em Valência, onde será disputado o GP da Europa, tudo voltou ao normal.
Sebastian Vettel assegurou a liderança do grid no último segundo, relegando o australiano Mark Webber, companheiro de equipe, à segunda posição. Hamilton acabou em terceiro no grid. Com um carro revisado, a Ferrari melhorou seu desempenho em relação às últimas corridas, mas ainda ficou longe de lutar pela pole position.
Correndo em casa, Fernando Alonso conseguiu a quarta posição, 52 milésimos à frente do companheiro Felipe Massa, o quinto colocado na sessão. A equipe italiana apresenta, entre outras novidades, um escapamento mais baixo, similar ao usado pela Red Bull.
A corrida será disputada neste domingo (27). Serão 57 voltas do GP da Europa, que começa às 8hs (MS), no circuito de rua de Valência. Michael Schumacher sofreu com o mau desempenho do carro da Mercedes neste sábado.
O heptacampeão da Mercedes não conseguiu ficar entre os dez primeiros colocados em nenhum momento do treino e vai largar apenas em 15º no grid. É a segunda vez seguida que ele fica fora da superpole, repetindo o mau desempenho do GP do Canadá.
Como já é praxe nos treinos classificatórios desta temporada, os estreantes brasileiros irão fechar o grid em Valência. Lucas di Grassi, da VRT, vai largar na 21ª posição, após superar pela primeira vez no ano o companheiro Timo Glock em um treino classificatório. O alemão sai em 22º. Bruno Senna, da Hispania, marcou apenas o 24º e último tempo da sessão, 0s251 atrás do colega Karun Chandhok, o 23º.