Veículos de Comunicação

Oportunidade

Fiems projeta investir mais de R$ 7,5 milhões no Município

Projeção foi anunciada no lançamento do Programa Indústria Ativa

-
-

A Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) anunciou que irá investir, neste ano, em Três Lagoas, mais de  R$ 7,5 milhões em ações de “apoio integral à produção” e desenvolvimento do Município.


Os dados, detalhando as ações que serão desenvolvidas no decorrer do ano pela Fiems, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que desenvolve a capacitação empresarial, estágio, qualificação e desenvolvimento tecnológico para o programa de cooperação industrial, foram apresentados na manhã de ontem (16), no auditório do Hotel OT, na orla da Lagoa Maior.


O presidente Sérgio Marcolino Longen não esteve presente, mas se fez representar no evento pelo primeiro secretário da diretoria da Fiems, José Francisco Veloso Ribeiro. Ele é também presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação (Sindivest).


Além da prefeita Simone Tebet e da vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Maria Moura de Paula, estavam presentes o prefeito de Barsilândia, Antônio de Pádua Thiago e representantes dos municípios de Selvíria e Paranaíba; diretor corporativo da Fiems, Jaime Verruck, e José Paulo Rimoli, como membro da diretoria da Fiems, entre outras autoridades, representando os setores da indústria, comércio e outros segmentos da sociedade.


O Programa Indústria Ativa Regional prevê para os municípios contemplados (Três Lagoas, Campo Grande, Dourados e Corumbá) a realização de atendimentos do Sesi nas áreas de lazer, saúde, responsabilidade social e educação básica, enquanto o Senai vai abrir vagas na educação profissional e o IEL vai disponibilizar vagas para estágio e lançar a segunda turma do Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (PQF), beneficiando as indústrias instaladas nos quatro principais municípios do Estado.


“Nosso objetivo é ampliar as ações da indústria em Três Lagoas”, anunciou Francisco Veloso. Com este evento, “estamos reafirmando a importância de Três Lagoas no processo de industrialização de Mato Grosso do Sul, a Cidade símbolo do desenvolvimento”, comentou.


A apresentação do Programa Indústria Ativa foi feita por Jaime Verruck. “Três Lagoas é a primeira cidade onde estamos apresentando o programa, não por acaso, mas foi intencional, pela representatividade que a Cidade possui no Estado e porque encontramos na Cidade um ambienta favorável à execução das ações do sistema Fiems”, disse.


Quanto às metas de investimentos e ações a serem realizadas em 2010, Jaime Verneck observou que elas poderão ser superiores às anunciadas, se for necessário, “para atendermos à população e à demanda dos empresários”, explicou.

AÇÕES


Entre as ações a serem executadas pela Fiems, dentro do Programa Indústria Ativa, está a construção de 140 casas populares, no projeto “Minha Morada”, que atenderá 120 alunos da construção civil. “Quando terminar a construção de sua casa, o trabalhador já estará habilitado a ingressar no mercado da construção civil”, explicou Jaime Verruck.

Ainda na área da construção civil, será implantado em Três Lagoas o programa “Colher na Massa”, que foi sucesso em Campo Grande, pelo número de pessoas atendidas e que se qualificaram para o mercado de trabalho.


No total, estão previstos 50.522 atendimentos, proporcionando 74 cursos profissionalizantes, que irão oferecer 2.576 vagas de educação profissional, além das 3.058 vagas de educação básica e 300 vagas de estágio.


Todos esses números estão relacionados a cursos de qualificação, previamente agendados, cursos técnicos, cursos de aprendizagem industrial, atendimentos em saúde e lazer e ainda em ações de responsabilidade social e empresarial, conforme expôs Jaime Verruck.