O Flamengo bem que tentou. Lutou até o fim, derrotou a Universidad de Chile por 2 a 1 nesta quinta-feira (21), em Santiago, mas acabou eliminado da Copa Libertadores. A equipe chilena fez mais gols fora de casa: venceu por 3 a 2 no Maracanã na última quarta-feira (13).
Vagner Love e Adriano tiveram boas atuações e marcaram os gols da equipe brasileira. Montillo, em bela jogada, marcou o gol que carimbou o passaporte chileno para as semifinais da competição. Agora a Universidad vai enfrentar o Chivas do México na próxima fase enquanto o Flamengo volta a pensar apenas no Campeonato Brasileiro.
O Flamengo começou no ataque com Vagner Love enfiado entre os zagueiros chilenos e Adriano atuando fora da área, preparando as jogadas. O time carioca tinha a iniciativa de partida e pressionava em busca do gol, enquanto a Universidad se defendia com sete jogadores e tentava sair nos contra-ataques.
Aos 11min, Vagner Love fez boa jogada ao lado da grande área mas foi derrubado quando tentava invadir com a bola dominada. Na cobrança, a defesa chilena afastou o perigo.
Aos 33min, o goleiro do Flamengo quase foi surpreendido por um chute de cobertura de Montillo, mas voltou a tempo de fazer a defesa. Aos 36min, no melhor momento da equipe chilena, Montillo recebeu fora da área, driblou Toró e chutou colocado. A bola encobriu Bruno, mas se chocou com o travessão.
O lance fez o Flamengo despertar outra vez para a partida e aumentar a pressão em busca do primeiro gol. Aos 42min, Michel entrou pela esquerda e forçou Pinto a espalmar para escanteio em defesa difícil. Na cobrança do escanteio, a bola sobrou para Léo Moura que chutou com violência e a bola se chocou com o travessão. E, aos 46min, o Flamengo marcou seu primeiro gol. Adriano recebeu de costas para o gol, mandou a bola de bicicleta para Vagner Love que tocou de cabeça para colocar a bola no fundo das redes.
O Flamengo voltou para o segundo tempo com Petkovic no lugar de Michael. E o sérvio fez boa jogada logo aos cinco minutos, passando a bola entre as pernas do zagueiro Olarra e chutando para fora. O Flamengo teve outra chance com Vagner Love que furou na pequena área quando estava livre. A Universidad de Chile quase empatou em bela jogada de Oliveira que driblou David e chutou para grande defesa de Bruno.
A partida ficou equilibrada, mas com a equipe chilena mostrando mais agressividade. E o Universidad acabou empatando a partida aos 28min com o meia argentino Montillo, que entrou pela intermediária, viu o goleiro Bruno adiantado e encobriu o goleiro rubro-negro em lance de rara beleza.
O Flamengo partiu para o ataque e marcou o segundo gol aos 32min com Adriano, depois de um passe de calcanhar de Léo Moura.
O time brasileiro partiu com tudo para buscar o terceiro gol que garantiria a classificação. Willians foi expulso depois de levar o segundo cartão amarelo. O Flamengo continuou atacando mas a Universidad de Chile soube segurar a vantagem. Depois do apito final, Vágner Love foi reclamar do árbitro e acabou expulso de campo.