A prevenção, tratamento e redução da oferta de drogas são algumas das propostas que serão discutidas durante o 1° Fórum Regional de Políticas Públicas Sobre Drogas, que será realizado no dia 28 deste mês, em Campo Grande.
O encontro será promovido pela Secretaria Municipal de Políticas de Ações Sociais e Cidadania (SAS), Conselho Estadual Antidrogas (Cead) e Conselho Municipal Antidrogas (Comad) e abordará os temas “Prevenção escola família – Comunidade, pesquisa e estudos”; “Tratamento, redução de danos sociais e saúde – Reinserção social” e “Segurança e redução de oferta – Legislação brasileira sobre drogas”.
Esta é a última etapa dos fóruns regionais, que já aconteceram em Amambai, Três Lagoas, Dourados, Aquidauana e São Gabriel do Oeste com participações dos municípios do entorno. Durante os encontros foram formuladas 140 propostas sobre os eixos de prevenção, tratamento e redução da oferta de drogas que serão levadas para discussão no fórum estadual, ainda sem data marcada para acontecer. Na Capital participam representantes de Bandeirantes, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Ribas do Rio Pardo, Rochedo, Sidrolândia e Terenos.
A mobilização para discussão do assunto “demonstra a preocupação do governador André Puccinelli com as políticas públicas”, enfatiza o promotor Sérgio Harfouche, presidente do Conselho Estadual Antidrogas, lembrando que Mato Grosso do Sul é o terceiro estado do país, ao lado de Minas Gerais e São Paulo, a promover o debate sobre o tema. A realização do Fórum Estadual faz parte do Plano Nacional Antidrogas da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), vinculada ao gabinete da Presidência da República.
O evento acontece das 7h30 às 17h no Pallaciu’s Eventos, localizado na Rua 14 de julho, 1256, Centro da Capital. Para fazer a inscrição os interessados devem entrar em contato com Maria Ivete pelos telefones (67) 3314-3876 e (67) 9983-7730. A inscrição é gratuita.