A partir de 1º de setembro os serviços de atendimento ao público dos Fóruns de todo o Estado estarão disponíveis apenas entre as 12 às 19 horas para o público. A resolução foi dada pelos desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul na tarde dessa quarta-feira (28).
O juiz Eduardo Floriano, diretor do Fórum de Três Lagoas, considera que a decisão poderá causar prejuízo a população habituada a ir ao Fórum pela manhã e criar transtorno para os advogados, que não poderão consultar processos pela manhã. “Como as audiências são à tarde, os advogados trabalham pela parte da manhã no Forum para se inteirar dos processos e conversar com os juízes. Esse contato vai acabar o que é muito ruim”, explicou Antonio Costa Corcioli, presidente da OAB de Três Lagoas.
A medida, de acordo com o Tribunal de Justiça, vem para sanear os custos do órgão que atravessa crise orçamentária e financeira estadual, devido a queda na arrecadação. Contudo, os servidores permanecerão sem alteração na carga horária. Apenas setores como o de protocolo, distribuição e posto de atendimento ao cidadão estarão disponíveis ao público.