Veículos de Comunicação

Oportunidade

Funcionários dos Correios realizam assembleia para decidir rumos da greve

O ministro havia apresentado uma proposta de reajuste aos servidores de 4,5% mais R$ 100 de forma linear a partir de agosto

Os funcionários dos Correios realizam hoje (25) às 15h assembleia nacional em Brasília para decidir os rumos da greve. Segundo informações da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentec), 21 dos 35 sindicatos ainda estão com as atividades paralisadas em todo o país. A greve teve início no dia 16.

Ontem (24), os empregados e a direção da empresa não entraram em acordo durante audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST). O vice-presidente do tribunal, ministro João Oreste Dalazen, rejeitou o pedido dos trabalhadores de nova audiência e decidiu enviar as demandas dos trabalhadores a dissídio.

O ministro havia apresentado uma proposta de reajuste aos servidores de 4,5% mais R$ 100 de forma linear a partir de agosto deste ano e a concessão, em agosto de 2010, apenas do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A categoria pede, além de aumento salarial, contratações de novos carteiros e uma reestruturação da empresa. A proposta do governo é de um acordo bianual que prevê reajuste de 9%, a partir de agosto de 2009.