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Funtrab orienta como selecionar candidatos

Nos cinco meses de 2010, Mato Grosso do Sul reteve 17.407 empregos formais

A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), órgão estadual responsável pelas políticas públicas de emprego e renda, fornece orientações aos empregadores que desejam realizar seleção de candidatos para trabalhar em uma empresa. 

O Estado está em boa fase na geração de empregos. Nos cinco meses de 2010, Mato Grosso do Sul reteve 17.407 empregos formais, um acréscimo positivo de 4,49%. No mês de maio, o saldo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foi o quarto melhor já registrado.

Na hora de contratar um funcionário, o empresário precisa ficar atento para realizar a seleção: o primeiro passo é que a empresa delimite o desenho do cargo, o que contempla além das tarefas rotineiras, também os resultados pretendidos com a função que será exercida. Faz-se necessário delimitar o que a pessoa selecionada possui de conhecimento e experiência.

Do ponto de vista técnico: a escolaridade e formação adequada para realização das funções são primordiais. No que tange ao comportamento, esse profissional deve ter capacidade de tomada de decisão, um bom relacionamento interpessoal, compreender e adaptar-se à cultura organizacional com a maior agilidade possível.

De acordo com a coordenadora estadual de intermediação de empregos, Elen Souza, “através da diversificação de técnicas é possível chegar a um perfil desejado. Tivemos um momento de selecionar a pessoa certa para o lugar certo, isso implicava em alinhar o conhecimento do contratado às funções. Hoje temos que ir além, prever esse perfil adequando a função que irá desenvolver à adaptação da cultura organizacional e, com isso, visar os resultados”, define.