
Em uma partida de pouca emoção, uma finalização certeira de Paulo Henrique Ganso decretou a vitória do Santos na ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América. Sob os olhos de Pelé, que pela primeira vez em 2011 compareceu à Vila Belmiro, o meia camisa 10 marcou de fora da área e ajudou o time de Muricy Ramalho a vencer o América-MEX por 1 a 0, levando a vantagem do empate para o duelo de volta, na próxima terça.
Pelé, presença ilustre na Vila Belmiro preenchida por 11.417 pagantes na noite desta quarta, viu Ganso anotar o único gol do confronto desta quarta aos 38min da etapa inicial. Após assistência de Neymar, o atual camisa 10 santista bateu de fora da área e assegurou a quarta vitória consecutiva dos comandados de Muricy Ramalho no torneio continental.
Agora, o Santos pode jogar por um empate ou até por uma derrota por um gol de diferença (desde que balance as redes no México) para se classificar às quartas de final da Libertadores. O duelo de volta está marcado para terça-feira, na Corregidora de Querétaro (o Estádio Azteca, que costuma receber as partidas do América, será usado para o show do U2 na Cidade do México).
Se eliminar o América e passar às quartas de final, o Santos poderá topar com outro brasileiro nas quartas de final: o Cruzeiro, que também nesta quarta superou o Once Caldas por 2 a 1, na Colômbia,e obteve uma vantagem confortável para decidir a classificação em Sete Lagoas.
O Santos, agora, volta suas atenções para tentar chegar à decisão do Campeonato Paulista. No sábado, a equipe de Muricy Ramalho tem pela frente o São Paulo, às 16 horas, no Morumbi, na partida única da semifinal estadual.