Veículos de Comunicação

Polêmica

Globo nega direito de resposta a advogados de Lula (atualizada)

Defensores do ex-presidente alegaram que noticiário foi ofensivo; Veja vídeo

Jornalista Alexandre Garcia deu a versão da Globo sobre a polêmica - Reprodução/TV Globo
Jornalista Alexandre Garcia deu a versão da Globo sobre a polêmica - Reprodução/TV Globo

A TV Globo negou, neste sábado, por no ar um direito de resposta pedido por advogados do ex-presidente Lula. A posição da emissora foi revelada na edição do Jornal Nacional, lida pelos jornalistas Alexandre Garcia e Sandra Annemberg. 

A emissora relatou que defensores do ex-presidente da República alegaram que Lula não teria sido ouvido na data de veiculação de uma reportagem sobre o mandado de condução coercitiva, determinado pela Justiça Federal, no âmbito da Operação Lava Jato. 

No pedido, alegaram que Lula teria sido prejudicado por não ter tido direito de se defender de acusações de ocultação de patrimônio, no caso do apartamento tríplex, do Guarujá, e do sítio de Itatiba. 

Em defesa e para justificar a negativa do direito de resposta, a Globo mostrou e-mails enviados e respondidos pela assessoria do ex-presidente e trechos de reportagens em que Lula e o Instituto Lula se pronunciaram sobre as acusações. 

Na reportagem, Alexandre e Sandra deram detalhes de datas e horários em que os e-mails foram enviados e os mesmos dados das respostas. 

Ao final, coube a Alexandre Garcia – jornalista que tem carreira de quase 30 anos na emissora – a função de dizer que a Globo não tem responsabilidade alguma sobre o noticiário em que o ex-presidente aparece como investigado e que continuará noticiando o que for de interesse de seu público.

Veja trecho do telejornal deste sábado.