Foi mais difícil do que se esperava, mas o Fluminense conseguiu derrotar o Avaí por 1 a 0 em partida disputada nesta quarta-feira, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Conca marcou o único gol da partida aos 37 minutos do segundo tempo. Com a vitória, o time comandado por Muricy Ramalho manteve a liderança isolada do Campeonato Brasileiro, com 51 pontos ganhos. Já o Avai segue em situação complicada na competição com 28 pontos na 16ª posição.
O jogo foi muito equilibrado e o Avaí surpreendeu ao mostrar um time que soube marcar os meias Deco e Conca e ainda saiu em velocidade para surpreender a defesa tricolor. Apoiado por uma grande torcida, o Fluminense teve que correr muito para superar o adversário e contou com o talento de Conca para conquistar mais uma vitória e consolidar sua boa posição no torneio.
Na próxima rodada, o Fluminense vai enfrentar o Grêmio Prudente em Presidente Prudente. Já o Avaí vai receber o São Paulo em Florianópolis
O grande público que compareceu ao Estádio da Cidadania tomou um susto logo no primeiro minuto quando Robinho enganou Leandro Euzébio e entrou na área tricolor mas se atrapalhou e a bola acabou nas mãos do goleiro Rafael. A resposta do Fluminense foi imediata. Deco fez boa jogada pela direita e foi derrubado. Conca bateu a falta na cabeça de Leandro Euzébio que desperdiçou a chance de abrir o marcador e permitiu o desvio da zaga catarinense.
O Avaí não se intimidou com a pressão tricolor e voltou a assustar aos oito minutos em lançamento de Marcelinho para Davi que chutou por cima do travessão.
O Fluminense encontrava dificuldades para impor seu ritmo de jogo e criava suas melhores oportunidades nos lances de bola parada. Aos 14 minutos, Conca cobrou falta e Washington, na pequena área, cabeceou em cima do goleiro Zé Carlos.A partida continuou movimentada e o Avaí voltou a incomodar a defesa carioca aos 17 minutos em boa troca de passes que terminou com a conclusão de Davi, desviada pela zaga carioca.
Aos 20 minutos, Rafael que vinha mostrando insegurança, acabou evitando o primeiro gol da equipe catarinense aos 20 minutos ao desviar com a mão direita um chute de Marcelinho.
O Avaí continuava surpreendendo o Tricolor das Laranjeiras se defendendo com competência e incomodando a defesa da equipe dirigida por Muricy Ramalho que tinha dificuldade para armar jogadas de ataque principalmente por causa da boa marcação exercida pelo Avaí sobre Deco e Conca.
Aos 29, Patric foi lançado pela direita e cruzou para o meio da área e Marcos chegou chutando de primeira mas a bola desviou na zaga e saiu. Aos 33 foi a vez do goleiro Rafael aparecer para defender parcialmente um chute de Marcos. Aos 34 minutos, foi a vez do goleiro Zé Carlos aparecer bem para defender uma cabeçada de Gum. O goleiro do Avaí voltou a aparecer bem ao defender, no susto, uma cabeçada de Washington. E até o final da primeira etapa, o Avaí seguiu dando trabalho à defesa tricolor.
O Fluminense voltou com o volante Valencia no lugar de Fernando Bob e com muito maior disposição ofensiva. Logo aos dois minutos, Mariano encontra Deco dentro da área mas o meia é travado na hora da conclusão. A pressão tricolor se intensificou e aos quatro minutos, Emerson cortou mal um cruzamento e a bola sobrou para Rodriguinho que chutou para fora.
O Avaí não repetia a atuação do primeiro tempo e o time da casa seguia pressionando em busca do primeiro gol e aos nove minutos foi a vez de Leandro Euzébio escorar um cruzamento de Conca e obrigar Zé Carlos a uma grande defesa.
Aos 13 minutos, novamente funcionou a dupla Conca-Leandro Euzébio. O meia argentino cobrou escanteio e o zagueiro cabeceçou para baixo mas a bola raspou na trave esquerda de Zé Carlos e saiu.
Depois dos 20 minutos, o Avaí voltou a prender a bola no meio campo e impedir as manobras ofensivas do Tricolor. Insatisfeito, Muricy trocou Deco por Marquinho numa tentativa de dar mais movimentação ao setor. Aos 29 minutos, o Avaí criou sua primeira jogada de perigo no segundo tempo em chute de Pará que desviou na zaga tricolor e passou bem perto da trave do goleiro Rafael.
Aos 32 minutos a bola foi lançada para Conca que fez o corta-luz e deixou Mariano concluir mas a bola saiu. Cinco minutos depois, saiu o gol do Fluminense. Depois do escanteio cobrado pela esquerda, Gum desviou e Conca dominou a bola com categoria e colocou nas redes de Zé Carlos. Logo depois, o argentino quase amplia depois de roubar a bola de um zagueiro catarinense mas o chute saiu torto. Nos minutos finais, o Tricolor apenas administrou a vantagem para conquistar mais uma importante vitória.