O governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Estado e Educação (SED), está ampliando o número de vagas para a educação profissional e nível médio, a partir de fevereiro de 2010.
Assim, passam a funcionar 20 unidades escolares em 16 municípios com 32 cursos técnicos organizados em diferentes formas de articulação que visam integrar educação, trabalho, ciência e tecnologia.
Dos 16 municípios onde serão oferecidas vagas de cursos técnicos, Amambai terá duas escolas e Campo Grande contará com quatro instituições. Estes cursos de nível médio atendem aos arranjos produtivos locais e regionais e às demandas do setor produtivo.
Segundo a superintendente de políticas educacionais, Cheila Vendrami, em 2006, no início da gestão, o Estado todo dispunha apenas de um curso técnico. “Este ano já são 14 cursos diferentes em 12 municípios, oferecidos em 19 escolas. Já em 2010 serão 17 cursos diferentes com 32 turmas” completa.
São capacitações integradas ao ensino médio, concomitantes e subsequentes ou integradas ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA) em áreas como informática, agropecuária, técnico em açúcar e álcool, cozinha, eletrônica, eletrotécnica, biblioteconomia, administração, entre outros.
O governo do Estado também investe em laboratórios científicos e tecnológicos e acervo bibliográfico adequado. A metodologia de ensino visa a elevação da escolarização dos estudantes e sua preparação para o mundo de trabalho.
Os cursos serão oferecidos nas cidades de Amambai, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Coronel Sapucaia, Coxim, Dourados, Iguatemi, Ivinhema, Nova alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Sonora e Três Lagoas.