"É irresponsável por parte do secretário de Transportes, Jurandir Fernandes, tentar culpar a própria população por um problema do próprio governo. Qual é a culpa que tem um cidadão dentro de um trem com o ar condicionado parado, lotado de sair daquele sufoco? Então, culpar a população é o jeito mais fácil de fugir do problema". A afirmação é do presidente do sindicato dos metroviários, Altino de Melo.
Oportunidade
Governo erra ao culpar a população por pane no Metrô, diz sindicato
A declaração veio depois que o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, classificou o tumulto ocorrido ontem na estação Sé, como uma ação orquestrada de vândalos.
De acordo com Melo, faltam funcionários, principalmente para garantir a segurança dos usuários e também dos próprios trabalhadores que ficam próximos à linha de passagem dos trens. Segundo Altino, há vinte anos o sistema operava com mais funcionários que agora, sendo que na época a quantidade de usuários era menor e havia menos estações.
"Em ocorrências normais, como em dias de jogos de futebol, por exemplo, não há funcionários. É preciso deslocar seguranças de uma estação para outra", disse Melo.
Ainda segundo ele, tanto funcionários quanto passageiros estão expostos a risco de vida diante da superlotação dos trens e das estações na hora do rush.