“Quando se consegue a criação de uma Faculdade, sem sombra de dúvida, se conquista espaço”, comentou o governador André Puccinelli, ao chegar no Teatro Glauce Rocha, ontem (23), por volta das 19 horas, para solenidade de instalação da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Fadir). O governo do Estado auxiliou na concretização da Fadir, com a doação de um terreno de 30 mil metros quadrados, onde será construído o campus de Direito da UFMS. O imóvel está situado ao lado do Tribunal de Justiça, em frente ao prédio da Receita Federal, no Parque dos Poderes, na Capital.
Devido a outros compromissos, Puccinelli não pode participar da solenidade. Porém, conversou e pousou para fotos, com os diretores dos centros, das faculdades e dos campi da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Dentre eles, a reitora Célia Maria de Oliveira, o vice-reitor João Ricardo Tognini, a diretora da Faculdade de Direito, Lídia Maria Ribas, o diretor da Faculdade de Medicina, Professor Aurélio Ferreira, o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, professor Amâncio Rodrigues da Silva Júnior, e demais pró-reitores.
Segundo a professora Lídia Maria Ribas, atualmente o curso de Direito da UFMS oferece 120 vagas, na Capital, sendo 60 vagas para o período no turno e 60 para o diurno. Em cada vestibular a procura chega em torno de 1.300 candidatos para as 120 vagas. “Com mais espaço é possível que a Universidade possa ampliar para 200 vagas para o curso de Direito. Ou seja, 100 vagas no período diurno e 100 no noturno, ampliando o acesso para faculdade de Direito em Campo Grande”, comentou Lídia Ribas lembrando que a implantação da Fadir será um avanço em todos os sentidos, além de beneficiar os alunos do curso também irá oportunizar a criação e implantação de pós-graduações, doutorado, ampliação de laboratórios, salas de aulas e espaço para área jurídica.
Implantação da Fadir
O documento de implantação da Faculdade de Direito da UFMS foi assinado no dia 07 de outubro pela reitora Célia Maria Oliveira, com a participação dos professores do curso de Direito. Na opinião da reitora da Fundação, a instalação da Fadir representa um avanço. “O espaço que nós temos aqui é pequeno e com a criação da Faculdade é possível sonhar com uma sede própria para expandir o curso e criar pós-graduação e mestrado que a sociedade espera há muito tempo”, disse a reitora, que também agradeceu ao governo estadual pela doação do terreno. “O espaço doado pelo Governador é muito importante para nós. O imóvel fica no alto da Avenida Afonso Pena, no Parque dos Poderes, próximo de todos os tribunais. Isso significa facilidade de acesso para nossos alunos trabalharem nos tribunais ali na redondeza da Faculdade”.
No Parque dos Poderes estão instalados os prédios do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Tribunal Eleitoral Regional, Procuradoria Geral de Justiça, Procuradoria Geral da União, Procuradoria Geral do Estado, Defensoria Pública Geral, Ministério Público Estadual, dentre outros prédios da área jurídica.