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Helicóptero do Exército vai vistoriar ramal da Ferroeste no Estado

Um Coulgar, com 27 lugares, vai sobrevoar trecho entre Maracaju e Mundo Novo, com fiscais do Ibama, do Exército, da Ferroeste e o secretário Edson Giroto

Autoridades de Mato Grosso Sul, do Paraná e de Santa Catarina, juntamente com técnicos do Ibama e diretoria da Ferroeste, vão percorrer os 1.300 quilômetros dos novos ramais da empresa paranaense, que compreendem os três estados. O secretário de Obras, Edson Giroto, vai representar o Estado e acompanhar a vistoria no trecho que envolve o ramal entre Maracaju a Mundo Novo.

Em helicóptero do Exército – um Coulgar, com 27 lugares -, a Comissão de Vistoria, sairá de Curitiba, às 9 horas destata terça-feira (11), da Base Aérea do Bacacheri, e pousará às 10 horas no Aeroporto de Paranaguá, retornando para a Capital, onde reabastece e volta a decolar às 13 horas, com destino a Guarapuava, com chegada prevista às 16h30, no quartel de artilharia do Exército. O sobrevôo faz parte do processo de licenciamento ambiental dos novos ramais ferroviários da Ferroeste. 

“Esta inspeção técnica do Ibama é um passo concreto no nosso cronograma de construção dos novos trechos da ferrovia. Estamos trabalhando duro para tornar a expansão da Ferroeste irreversível. A utilização para a vistoria de uma aeronave do Exército e a presença de engenheiros militares e de representantes dos governos do Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina demonstra que está consolidada a grande união entre os governos do Sul e o governo federal para realizar este grande sonho de unir a região Sul e os seus portos através dos trilhos da Ferroeste”, disse o presidente da Empresa, Samuel Gomes.

De acordo o plano de vôo, em Mato Grosso do Sul, a previsão é que o helicóptero chegue na quinta-feira (13). A equipe  equipe de vistoria embarca para vôo de cruzeiro até Maracaju (MS), de onde inicia a vistoria em direção a Cascavel, num percurso de 450 km. Às 9h30, pousa em Dourados (MS), para abastecimento e para embarque de representante do governo do Mato Grosso do Sul, o secretário de Obras Públicas, Edson Giroto..

OS NOVOS RAMAIS
O projeto da Ferroeste, única operadora ferroviária pública do país, que opera o trecho de 248 quilômetros de extensão entre Cascavel e Guarapuava, e que será multiplicado por cinco, aprimorando a infra-estrutura do modal ferroviário no Sul e Centro-Oeste do Brasil, contempla quatro novos ramais.

A ferrovia será ampliada de Guarapuava até o Porto de Paranaguá, por um lado, e de Cascavel a Foz do Iguaçu, por outro, unindo-se posteriormente através de uma ponte ferroviária ao Paraguai, em Puerto Presidente Franco. A construção deste ramal é um passo importante para a criação do corredor ferroviário bioceânico, que fará a conexão dos portos do Sul do Brasil com os portos chilenos, no Oceano Pacífico.

Também de Cascavel em direção ao Mato Grosso do Sul sairá um braço da ferrovia, até Guaíra (PR) e Mundo Novo (MS), passando por Dourados (MS) e fazendo a conexão com Maracaju (MS). Outro braço da estrada de ferro, sairá da região central do Paraná, na altura de Laranjeiras do Sul/Nova Laranjeiras, unindo o Sudoeste do Estado ao Oeste catarinense, em Chapecó. Os novos ramais irão conectar Sudoeste e Extremo Oeste paranaense, Mato Grosso do Sul, Oeste catarinense e o Paraguai aos portos do Paraná e de Santa Catarina. O Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército deve ser gestor das obras de expansão e executor direto de alguns trechos da ferrovia.