Nesta quarta-feira, 1º de outubro, é celebrado o Dia Internacional do Idoso, população que, no Brasil, cresce a cada ano.
A projeção para este ano é de 23 milhões de idosos no país, o que representa 11,3% da população. E a tendência é de aumento, como informa o analista do IBGE, Marden Campos.
O presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, João Freire Neto, explica que o Brasil precisa se preparar para o envelhecimento da população.
Para Freire, é importante destacar que os idosos possuem as mesmas necessidades que a população adulta, como saúde, lazer e educação.
Por outro lado, o psicólogo Mário Silva, professor da Universidade de Brasília, diz que o país está avançando nas políticas públicas para essas pessoas, como o Estatuto do Idoso, em vigor desde 2004. Mas aponta que é preciso que a sociedade reconheça e promova esses direitos.
O Dia Internacional do Idoso foi instituído pela ONU – Organização das Nações Unidas – em 1991 com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância de proteger e garantir os direitos da população idosa.