O IEL de Três Lagoas, em parceria com o Sebrae, está com inscrições abertas até o dia 3 de março à nova turma do PQF (Programa Sebrae-IEL de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores) para atender as demandas das empresas-âncoras IP (Internacional Paper), Fibria, Prefeitura de Três Lagoas e mais uma empresa a ser definida. Ao todo são 30 vagas disponíveis para micro e pequenas empresas interessadas em se qualificar para atender esse novo mercado, sendo que esse Programa é fruto de um convênio nacional entre o IEL e o Sebrae na busca do desenvolvimento e qualificação das micro e pequenas empresas no País.
Segundo o líder de Projetos do IEL de Três Lagoas, Hugo Bittar, o início das atividades está previsto para o mês de março, quando deve ser inaugurado o site nacional do PQF e que será vinculado à página da CNI. “O PQF ajuda a melhoria da gestão, inovação dos processos, adequação legal da empresa, adequação financeira, atendimento às normas de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente, além de promover interação com as âncoras e outros fornecedores, ampliando as possibilidades de negócios”, disse.
Ele acrescentou também que o site nacional do PQF é mais uma ferramenta que possibilita dar mais visibilidade às micro e pequenas empresas participantes, pois vai disponibilizar a relação das empresas certificadas ao término dos trabalhos. Ainda segundo o líder de projetos do IEL de Três Lagoas, o Programa prevê 120 horas de consultoria individual e 92 horas de treinamento, tempo suficiente para capacitar as fornecedoras de produtos e serviços, que passarão a atender as âncoras.
Atualmente, quase 70% das empresas participantes do PQF fornecem ou já forneceram produtos e serviços às âncoras, muitas com índices excelentes. Da primeira turma do PQF, vão receber a certificação em evento agendado para o dia 11 de março deste ano 13 empresas – Pastelaria Itoman, Gold Comunicação Visual, Água Mineral Aquarela, Pantanal Refrigeração, Mega Montagem, Gráfica Dom Bosco, Vips’s Panificadora e Buffet, Papillon Buffet, Guapo Car, Três Lagoas Consultora, Suportec Informática, Eletro Jupiá e Floricultura Primavera.
Elas foram capacitadas em cinco módulos: Empresarial Comercial e Financeira; Qualidade; Saúde e Segurança do Trabalho; Meio Ambiente e Responsabilidade Social. Nas próximas semanas, todas serão auditadas pelo grupo formado com representantes das empresas-âncoras e da equipe do IEL para que seja verificado se elas permanecem atendendo os quesitos de acordo com os diagnósticos finais. “Vale lembrar que a certificação tem validade de três anos e que passado esse período cada empresa certificada será auditada novamente para revalidar a certificação, procedimento que será repetido a cada três anos e também é importante salientar que a participação no programa não significa garantia de se tornar um fornecedor das âncoras”, explicou Hugo Bittar.
Serviço — As inscrições podem ser feitas por meio do site www.3lagoastem.com.br, sendo que mais detalhes na sede do IEL de Três Lagoas, que fica na Avenida Antônio Trajano dos Santos, 2.250, Centro, ou pelo telefone (67) 3522-5986