Veículos de Comunicação

Oportunidade

Índice de inadimplência das empresas começa a cair

Apesar da queda, a inadimplência das empresas permanece acima dos patamares médios históricos

A inadimplência das empresas deverá retomar a trajetória de queda nos próximos meses, segundo prevê estudo do Indicador Serasa Experian de Perspectiva.
O estudo revela que a inadimplência das empresas junto ao sistema financeiro (saldo das operações de crédito com atraso superior a 90 dias), após ter registrado uma ligeira elevação em janeiro de 2010, conforme relatório divulgado pelo Banco Central – de 3,76% em dezembro de 2009 para 3,80% no mês seguinte –, tende a retomar sua trajetória de redução gradual ao longo do primeiro semestre de 2010.
Apesar da queda, a inadimplência das empresas permanecerá acima dos patamares médios históricos ao longo de todo o primeiro semestre de 2010, devendo convergir para valores mais próximos do normal somente a partir do segundo semestre, alertam os economistas da Serasa Experian.

CONSUMIDOR

Por outro lado, o nível de inadimplência do consumidor cresceu 1,5% em janeiro de 2010, a quinta alta mensal consecutiva. Isto aponta que a atual tendência de queda nos níveis de inadimplência das pessoas físicas deverá perder força em breve, ou seja, antes do final deste semestre.
Alguns dos fatores que deverão contribuir para a interrupção da atual trajetória de queda da inadimplência são: o crescimento acelerado do endividamento das famílias, observado durante o segundo semestre de 2009, com a corrosão do poder de compra tendo em vista a alta da inflação neste início de ano; o esgotamento dos efeitos da recuperação cíclica do nível de emprego sobre a inadimplência do consumidor; e a elevação do custo dos financiamentos em várias modalidades de crédito para as pessoas físicas.

Leia a matéria completa em nossa edição impressa