Veículos de Comunicação

Oportunidade

Indonésia retira estátua de Obama de parque e leva a colégio

A razão para a troca foram vários protestos.

-
-

A estátua de bronze do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ainda criança será retirada do parque público de Jacarta, na Indonésia, onde foi instalada em dezembro do ano passado, e será levada ao colégio onde ele estudou dos 7 anos aos 10 anos. A razão para a troca foram vários protestos.

"Vamos seguir o desejo do povo, que estima que a mudança da estátua para seu antigo colégio é mais apropriado", disse o governador da capital indonésia, Fawzi Bowo.
O monumento, erguido como o primeiro do mundo em honra a Obama, o representa com 10 anos, sorrindo, de bermuda e camiseta, e uma borboleta na mão. Desde sua inauguração, a imagem gerou forte controvérsia nos meios de comunicação indonésios e suscitou a criação de um grupo de opositores no Facebook que reuniu mais de 56 mil pessoas.

"Barack Obama viveu em sua infância em Jacarta. Fez história ao se transformar em presidente dos Estados Unidos, mas não é ninguém na história da nação soberana da Indonésia", argumenta Heru Nugroho, criador do grupo no Facebook. "Pelo orgulho de uma nação soberana, o monumento a Barack Obama no parque de Menteng deve ser desmantelado", acrescenta o indonésio.

Uma obra artística que represente a identidade indonésia ocupará o espaço que será deixado pela estátua de Obama.

O governador de Jacarta assinalou que a mudança será realizada antes da primeira visita oficial do presidente americano a Jacarta, prevista para a segunda quinzena de março.

Obama viveu na capital indonésia quatro anos, frequentou um colégio católico e outro público, e deixou Jacarta aos 10, para voltar ao Havaí (EUA) com seus avós maternos.