A Secretaria de Estado de Educação (SED) publicou no dia 15 de setembro edital de abertura das inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja/2009).
O exame é elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), e será aplicado em parceria com a SED.
As provas do ensino fundamental correspondem às quatro áreas do conhecimento, estabelecidas na Base Nacional Comum: Prova I – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês), Artes, Educação Física e Redação; Prova II – Matemática; Prova III – História e Geografia e Prova IV – Ciências Naturais.
A inscrição para o Encceja/2009 poderá ser feita até hoje (30 de setembro), das 8 até às 23h59, observado o horário de Brasília (DF), realizadas somente por meio da rede mundial de computadores, no endereço eletrônico:http://encceja.inep.gov.br/inscrição .
Poderão se inscrever os interessados que comprovarem, na data de realização da primeira prova, idade mínima de quinze anos completos para o ensino fundamental. Emancipação ou casamento não isentam o participante da idade mínima exigida para a inscrição do candidato no Encceja/2009. Segundo o edital, para validade de inscrição do Exame, a idade do participante é requisito fundamental. É vedada a participação no Encceja/2009 de pessoas com grau escolar concluído ou superior ao pretendido nesse Exame.
Para realização da inscrição no Encceja/2009, serão considerados os seguintes documentos de identificação: as carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pelos órgãos competentes que, por força de lei federal, valem como documento de identificação, entre elas: Secretarias de Segurança, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; cédula de identidade para estrangeiros expedida pelo Ministério das Relações Exteriores; cédulas de identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe, que, por lei federal, valem como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como a Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da lei n 9.503/97).
Os municípios-polo para realização do exame são: Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bataguassu, Brasilândia, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Jateí, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sidrolândia e Três Lagoas.
A prova será realizada no dia 29 de novembro de 2009, nos seguintes horários (de Brasília): para a etapa do Ensino Fundamental, das 7h30 às 11h30, Prova IV (Ciências Naturais) e Prova III (História e Geografia) e no período Vespertino, das 13h30 às 18h30, Prova I (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação) e Prova II (Matemática).