A população de Bataguassu participou da inauguração oficial do Instituto Mirim de Bataguassu. Hoje, o Instituto Mirim já atende a 53 jovens, com idade de 16 e 17 anos, que por meio de prova escrita e aprovados, são agora a primeira turma a ser lançada no mercado de trabalho. Destes, 12 adolescentes já estão empregados desde o mês de março, sendo o primeiro deles, o adolescente Bruno Silva dos Santos, registrado na empresa Bata Imóveis. Em seguida nove adolescentes foram contratados pela Prefeitura de Bataguassu e fazem parte do quadro de funcionários trabalhando nas Secretarias do Município. Outros dois mirinsfoi contratada pela empresa Regional Telhas, na Nova Porto XV,e pela Câmara Municipal de Vereadores.
Maracaju
Instituto de Bataguassu insere jovens no mercado de trabalho
Inauguração do projeto, que já atende a 53 adolescentes, aconteceu no começo desta semana
A cerimônia contou com a presença do presidente do Instituto Mirim de Bataguassu, Ailton Pinheiro Ferreira; o promotor de Justiça da Infância e da Juventude, Edival Goulart Quirino; Juiz da Vara do Trabalho,Antonio Arrais; juiz de Direito de Bataguassu, Alessandro Leite Pereira; presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Regina Duarte de Barros Dovale; e o prefeito de Bataguassu, Pedro ArleiCaravina.
No pronunciamento do presidente do Instituto Mirim de Bataguassu, Ailton Pinheiro Ferreira, ele disse o quanto era importante o evento. “Em primeiro lugar fico muito feliz em estar aqui e participar desse evento. Quero agradecer a todos os presentes e dizer aos mirins que o que vocês hoje estão recebendo é a coisa mais digna que o ser humano pode ter: o trabalho”. Agradeceu ainda ao prefeito Caravina e aos Juízes que não mediram esforços para abrir o Instituo Mirim dando uma ótima oportunidade aos jovens.
Em seguida o promotor de Justiça da Infância e da Juventude Edival Goulart Quirino, falou da importância da obra social. “O Instituto Mirim é uma das maiores obras sociais que Bataguassu já ganhou, porque vai ficar, vai permanecer, e ninguém, qualquer que seja a ideologia política vai retirar, pois está sendo dada a oportunidade ao jovem o seu primeiro emprego”, declarou.
O juiz da Vara do Trabalho, Antonio Arraes Branco Avelino, reforçou que é preciso continuar incentivando para que continue com mais esta cota de contribuição social para Bataguassu.Aos mirins, disse que esta é uma missão muito grande. “Vocês estão começando o instituto mirim e vão representá-lo na empresa, no comércio e cada vez que atenderem alguém, e trabalharem bem, estarão representando o Instituto Mirim e os empregadores vão ter a certeza que compensou ter contratado um adolescente. Simplesmente com o trabalho e educação, esses dois pilares vão abrir portas para alcançar qualquer lugar”, finalizou.
O prefeito Caravina, idealizador do Instituto Mirim, muito contente com o momento, disse que o Instituto Mirim foi um sonho de muitos anos e não foi só um compromisso de campanha. “Minha alegria hoje, em ter conseguido implantar na cidade o Instituto Mirim, é porque fui mirim e sei da importância que isso teve na minha vida”, declarou Caravina, que ainda deu seu depoimento de quanto tinha 13 anos e entrou para a Guarda Mirim em Presidente Prudente, falando sobre seu trabalho durante os três como Mirim, e dizendo que a base conquistada em sua vida, foi fruto do trabalho junto a Guarda Mirim.
VAGAS
O prefeito anunciou ainda que o grupo Marfrig confirmou a contratação de 30 mirins. “Estou muito feliz e vamos trabalhar para conseguir mais vagas de trabalho em todo comércio e empresas do município”. Para finalizar agradeceu toda a diretoria que se dispôs em trabalhar para um futuro melhor para os jovens e afirmou: “Jovens trabalhando estão fora da ociosidade, das drogas, estão trazendo renda para dentro de casa e criando responsabilidade, e com certeza tornando-se cidadãos muitos melhores”.
Para encerrar a cerimônia, foram entregues as carteiras de trabalho de cada adolescente.