Mais saúde e qualidade à mesa. Os internos das Unidades Educacionais de Internação (Uneis) de Mato Grosso do Sul, coordenados pela Superintendência de Assistência Socioeducativa da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que atende adolescentes em conflito com a lei, passaram a receber neste mês refeições com acompanhamento nutricional, que são preparadas dentro das unidades.
Para o trabalho, foram contratadas empresas terceirizadas, que irão desenvolver os pratos acompanhados por uma nutricionista. Nas unidades de Dourados, Campo Grande, Três Lagoas e Ponta Porã, as refeições serão feitas pela Health Nutrição e Serviços Ltda, e em Corumbá, o trabalho será feito pela empresa Vida Mais Comércio de Refeições e Serviços Ltda.
“As refeições terceirizadas atendem dois objetivos, sendo o primeiro promover a socialização dos internos, que vão se alimentar em refeitório, interagindo com outros adolescentes. E também irá melhorar a qualidade da alimentação, como medida preventiva ao aparecimento de enfermidades”, explica Ana Elisa Vignolli Loango Maran, nutricionista que orienta e supervisiona a implantação das cozinhas terceirizadas.
Segundo Ana Elisa, há no projeto a preocupação de, nas refeições oferecidas, haver ao menos três tipos de saladas, além de sucos e frutas, ao invés de doces. “Para os internos que necessitam de alimentação especial, também será feito acompanhamento”, complementa a nutricionista. Serão oferecidos café da manhã, almoço, lanche e jantar.
Em todo o Estado, cerca de 280 adolescentes são atendidos nas Uneis. No momento, as refeições estão sendo feitas nas unidades, que passam por reformas e adequações. A previsão é que as adaptações sejam concluídas até o começo de fevereiro.