
Com o trabalho do professor José Ovídio Duarte da Silva, do Centro Esportivo de Aperfeiçoamento Técnico Cultural de Três Lagoas (CEAT), o judô local segue colhendo bons frutos. Para se ter uma ideia, a cidade conta com dois tricampeões brasileiros de judô paraolímpico: Nathan de Freitas Reliqueas e Pâmela Mathias, ambos de 16 anos, conquistaram a façanha no último final de semana em São Paulo (SP).
Orgulhoso, o treinador enalteceu a qualidade dos atletas. “Sem dúvida, eles são especiais, mas não quanto à deficiência [visual] e sim pela dedicação e a insistência em suprir essas deficiências. São orgulhos não só para mim, mas para todos que treinam com eles”, salientou Ovídio.
As Olimpíadas Escolares reuniram, na capital paulista, cerca de 1.000 jovens entre 14 e 21 anos, de 23 estados. No local, os três-lagoenses integraram a pequena delegação do Mato Grosso do Sul e se destacaram conquistando duas medalhas de ouro, cada. Nathan e Pâmela trouxeram ainda os troféus de melhor atleta das classes A e B.
A superioridade dos três-lagoenses foi enorme durante a competição. “Todas as vitórias foram por ipon [golpe perfeito] e não por pontos. Isso mostra como eles foram melhores que os adversários. Isso é fruto do nosso dia a dia”, avaliou o mestre.
Ovídio finalizou dizendo que os judocas podem fazer parte da seleção brasileira nas Paraolimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro (RJ). Eles estão no caminho certo, mas ainda têm muito a aprender.